Escute a noticia. Clique no Player acima!
No dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático, e de fato, essa ferramenta de ensino é essencial para o aprendizado de toda criança e merece total atenção. O livro didático tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano como aluno. Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, pois norteia o caminho a ser traçado pelo educador.
O Brasil já trata a questão como política pública através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O programa foi criado em 1985, e tem como objetivo à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.
Em Cambé, o Livro Didático é repassado pelo FNDE ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), assim como acontece na maioria dos municípios. A Rede Municipal de Ensino analisa os títulos oferecidos pelo FNDE e seleciona as obras que mais se aproximam da proposta pedagógica oferecida pela Educação Municipal.
Em 2014, são 7.233 alunos matriculados, com isso, foram 7.233 títulos distribuídos, entre novos e reutilizados. Os alunos do 1º ano recebem os livros das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, as demais séries recebem livros das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências e estes são utilizados por três anos. A educação de jovens e adultos recebem um livro contendo todos os conteúdos e estes também são reutilizáveis.
Cada escola faz um trabalho de conscientização com seus alunos para a conservação do material didático, para que ao final do ano seja feita a devolução dos mesmos para que esses livros sejam utilizados no próximo ano letivo.