Escute a noticia. Clique no Player acima!
ANS suspende venda de 150 planos de saúde; Planos são de 41 operadoras, quatro delas com atuação no Estado. Eles ficarão três meses sem poder fazer novos contratos…- A competência faz a diferença; Um ciclo expansivo com base no consumo, com baixo investimento, destruição de capacidade produtiva e aumento do custo Brasil não podia ir longe…- O desafio da mobilidade; Com eventos próximos como Copa e Olimpíada, a preocupação com a mobilidade urbana, ficou mais latente na Região Sudeste…- Combustível sobe, apesar do controle; A receita dos postos cresceu mais que o dobro do volume de vendas, o que revela reajuste dos preços na bomba…
O Globo
Manchete: Fim da Impunidade: STF manda prender Dirceu, Genoino e mais 13 do mensalão
Dezoito terão pena executada imediatamente, sendo que 15 irão para a cadeia Decisão atinge também Roberto Jefferson, delator do escândalo, e Delúbio, ex-tesoureiro do PT Mais de oito anos após a revelação do esquema de compra de apoios durante o governo Lula e um ano e três meses depois do início do julgamento do escândalo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros da Corte determinaram ontem a execução imediata das penas de 18 dos 25 réus condenados no processo. Do total, 15 deverão ir para a prisão em regime fechado ou semiaberto e três cumprirão penas alternativas. Entre os que já começarão a cumprir penas na cadeia estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, apontado como “chefe da quadrilha”, o ex-presidente do PT e deputado José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, além do delator do esquema, Roberto Jefferson, e do operador financeiro, Marcos Valério. Só não serão executadas já as penas para as quais ainda há embargos infringentes. páginas 1, 3 a 5
Artigo: Adriana Lacombe Coiro
Decisão de ontem combate “carnaval de recursos’ (Págs. 01 e 08)
Maré terá 4 UPPs e Rocinha, uma delegacia
Ocupação de favelas entre Avenida Brasil e Linha Vermelha ocorrerá até o início de 2014 A Secretaria de Segurança anunciou que as favelas da Maré vão ganhar 1 UPPs, com 1.500 PMs no total. Já a Rocinha será a primeira comunidade do Rio com delegacia. Policiamento em Niterói será reforçado com dois destacamentos da PM e Delegada de Homicídios. (Págs. 1, 22 e 23)
Fotolegenda: Ainda em busca de respostas
Peritos exumaram os restos mortais de Jango, 37 anos depois, por suspeita de envenenamento. (Págs. 1 e 12)
Colunista: Merval Pereira
Teso de Barbosa impediu efeito de manobra protelatõria.(págs. 01 e 04)
Embates supremos
Foi uma sessão listúrica e, de novo, cam duros embates. A proposta de mandar executar logo a sentença dos condenados provocou bate-boca entre o presidente Joaquim Barbosa e o ministro Ricardo Lewandowski. Barbosa defendeu a tese, enquanto Lewandowski ficou contra. Irritado, o presidente acusou o colega de manobrar para adiar a conclusão do caso. O ministro Marco Aurélio Mello defendeu Lewandowski. — O tribunal ou parte dele se vale de firulas processuais para postergar — disse Barbosa, falando também em manobra. (Página 01)
————————————————————————————
O Estado de S. Paulo
Manchete: Supremo determina prisão de condenados do mensalão
Após 8 anos do início da ação, ministros votam pelo cumprimento imediato das penas Ex-dirigentes do PT, entre eles José Dirceu, podem ser presos nos próximos dias Ainda serão analisados os embargos infringentes Mensalão: O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na sessão de ontem a execução das penas de condenados por envolvimento no esquema do mensalão, revelado há oito anos, durante o governo Lula, pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Começarão a cumprir pena em regime semiaberto Jefferson e o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP). O empresário Marcos Valério, a ex-presidente do Banco Rural Katia Rabelo e outros cinco condenados vão para o regime fechado. O ex-ministro José Dirceu e os ex-dirigentes do PT José Genoino e Delúbio Soares começarão a cumprir nos próximos dias pena por corrupção ativa em regime semiaberto. O cumprimento da condenação por formação de quadrilha depende da análise de embargos infringentes – recursos nos casos em que houve divisão dos ministros da Corte ao condenar os réus -, o que pode ocorrer no próximo ano. Embora ainda tenha de julgar os embargos, o Supremo contrariou a expectativa de que a prisão dos condenados pelo mensalão poderia ficar para 2014, durante o período eleitoral. “O direito de defesa foi violado, unia vez que o pedido de prisão foi solicitado pela Procuradoria e a defesa foi impedida de se manifestar”. José Luís Oliveira Lima, advogado de José Dirceu (Págs. 01, Política A4, AB, A8, A9 e A15)
À espera do veredicto
Enquanto aguarda definição de sua situação no STF, José Dirceu descansa com a família num hotel em Itacaré, um dos pontos mais aprazíveis do litoral baiano. No Local há um forte esquema de segurança. (Págs. 01 e Política A8)
Aliados agem para adiar cassações
Uma estratégia das bancadas do PT e do PMDB na Câmara deve protelar o processo de cassação dos condenados à prisão no processo do mensalão. Os deputados decidiram apresentar emenda à PEC que põe fim ao voto secreto apenas para cassações de mandato. Se a emenda for aprovada, o projeto terá de passar por nova votação, sofrendo atraso de meses e até anos. (Págs. 01 e A9)
Dora Kramer: Bancada do cárcere
O Congresso não faz sua parte e está prestes a triplicar sua população de detentos. (Pág. 01 e A6)
João Bosco Rabello: Um divisor de águas
Quis a história que recaísse sobre o grupo o ônus de represei irar o divisor da águas no ciclo de impunidade.(Pág. 01 e A15)
Rubens Glezer: A prisão imediata é justa?
Pela perspectiva cidadã, a diretriz deve ser o bem comum, a busca pela situação mais justa. (Pág. 01 e A4)
Exumado, corpo de Jango passará por análise
Os restos mortais do ex-presidente João Goulart foram exumados untam em São Rorja (RS). Amanha, seguem para Brasília, informa a enviada especial. Laura Greenhulgh. Anu lises tentarão elucidar se Jango morreu envenenado.(Págs. 01 e Política A18)
Auditor: ‘Pagamento a Donato manteve cargo’
O auditor Eduardo Horle Barcellos afirmou, em depoimento ao Ministério Público, que a permanência tanto dele como de Ronilson Bezerra Rodrigues na gestão Fernando Haddad (PT) foi uma recompensa pelas remessas de dinheiro feitas ao então vereador Antonio Donato (PT), secretário de Governo que pediu demissão e voltou ã Câmara. Ele também afirmou que Ronilson fazia pagamentos a Aurélio Miguel (PR). O vereador nega ter recebido dinheiro da quadrilha. (Págs. 01 e Metrópole A21 e A25)
Dilma propõe pacto para cortar despesas. (Págs. 01 e Economia B1)
TJ derruba liminar e 1PTU terá reajuste. (Págs. 01 e Metrópole A26)
‘Estado’ é premiado por sustentabilidade. (Págs. 01 e Metrópole A28)
José Serra: A competência faz a diferença
Um ciclo expansivo com base no consumo, com baixo investimento, destruição de capacidade produtiva e aumento do custo Brasil não podia ir longe. (Págs. 01 Espaço Aberto A2)
Celso Ming: A China promete mudança
A guinada que se inicia por lá pode ser benéfica aos interesses da economia do Brasil, que é grande exportador de commodities. (Págs. 01 e Economia B2)
Veríssimo: Camus ou Cami?
No centenário de nascimento do escritor francês, que atuou na resistência contra o nazismo, ele ainda é um modelo de engajamento a ser seguido. (Págs. 01 e Caderno 2 C8)
O desafio da mobilidade
Com eventos próximos como Copa e Olimpíada, a preocupação com a mobilidade urbana, ficou mais latente na Região Sudeste. (Págs. 01 e Especial)
Notas & Informações: O sopro do ventilador
O desfecho do escândalo dos auditores fiscais da Prefeitura de São Paulo interessa ao Brasil. (Pág. 01 e A3)
————————————————————————————
Correio Braziliense
Manchete: Do Planalto para a cadeia
Em decisão histórica, seis anos após aceitar denúncia, o Supremo determina a prisão do ex-ministro José Dirceu, do deputado José Genoino (PT-SP), de Delúbio Soares e de mais 10 condenados do mensalão (Págs. 1 e 2 a 5) PAGINAS 2A
Saúde: Maiores planos estão em xeque
O governo suspendeu ontem a venda de 150 convênios pela má qualidade dos serviços. Desse total, 72 são operados pelas gigantes Amil, Golden e Unimed. (Págs. 1, 12 e 14)
Jango: O presidente volta à capital
Os restos mortais do líder deposto pela ditadura serão recebidos com honras militares, esta manhã, em Brasília. A exumação do corpo, ontem, durou 13 horas. (Págs. 1 e 8)
————————————————————————————
Jornal do Commercio
Manchete: STF não espera recursos para prender mensaleiros
Supremo decidiu pela imediata execução das penas de crimes que não são questionados pelos embargos infringentes, o que levará Dirceu, Delúbio e outros condenados à cadeia para cumprir parte de suas penas. Data deve ser definida hoje. (Págs. 01 e 06)
Fotolegenda: Estaleiro importa casco de seu novo petroleiro
Navio que transporta outro quase inteiro (carga tem 11,5 mil toneladas de casco) chega a Suape. Material será rebocado até um dique onde dará forma ao quarto petroleiro construído no Estado. (Págs. 01 e Economia 6)
ANS suspende venda de 150 planos de saúde
Planos são de 41 operadoras, quatro delas com atuação no Estado. Eles ficarão três meses sem poder fazer novos contratos. (Págs. 01 e Economia 1 e 2)
Filho do prefeito de Serrita usava máquinas do PAC (Págs. 01 e 07)
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: Supremo manda executar pena de réus do mensalão
Decisão vale para as condenações que não podem mais ser alvo de recursos. José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério devem ser presos nos próximos dias. (Págs. 01, 06 e 14)
Universidade: UFRGS pode ter adesão ao Sisu em 2015
No início com ingresso parcial, em cinco anos adesão deve ser total. (Págs. 01 e 36)
Peritos iniciam exumação
Trabalho de retirada dos restos mortais de ex-presidente se estendeu por toda a quarta-feira em São Borja. (Págs 01, 04 e 05)
————————————————————————————
Brasil Econômico
Manchete: Bovespa muda: empresas saem e investidores têm novo perfil
O custo elevado para manutenção de ações e a falta de cultura sobre o mercado acionário levaram à redução do número de empresas listadas na Bovespa. O pouco convívio com este tipo de aplicação também tem espantado pessoas físicas, que estão cedendo espaço para investidores estrangeiros e institucionais. (Páginas 1, 20 e 21)
Porto do Açu: região do desconsolo
Onde havia a esperança em torno do megaprojeto do empresário Eike Batista há interrogações e muitas dívidas. É a face invisível da crise do grupo X. São pequenos empreendedores que apostaram no crescimento da economia local e hoje estão sem receber; agricultores que foram retirados de suas terras em vão; e fornecedores da OSX que entraram na lista de credores da recuperação judicial. (Páginas 01, 09, 11)
Consumo: Banda larga é serviço intermitente. (Págs. 1 e 25)
ES suspende pagamentos à União
STF dá liminar ao estado, por considerar exagerado o valor que vinha sendo descontado dos royalties do petróleo. (Págs. 1 e 3)
Combustível sobe, apesar do controle
A receita dos postos cresceu mais que o dobro do volume de vendas, o que revela reajuste dos preços na bomba. (Págs. 1 e 5)
Clipping Radiobrás
Edição: Equipe Fenatracoop