InícioDestaquesAuxílio-doença e a Aposentadoria por invalidez, quando é possível receber esses benefícios?

Auxílio-doença e a Aposentadoria por invalidez, quando é possível receber esses benefícios?

Os dois benefícios são pagos pelo INSS aos segurados que apresentam alguma doença que traga incapacidade para o trabalho, a diferença entre eles é o tempo de permanência da incapacidade.
Recentemente o INSS alterou a nomenclatura dos dois benefícios, deixando ainda mais evidente o significado de cada um, o auxílio-doença passou a ser chamado de benefício por incapacidade temporária e a aposentadoria por invalidez passou ser chamada de aposentadoria por incapacidade permanente.
Os novos nomes já dizem tudo, não é mesmo? Ficou mais fácil entender cada um.
Vamos começar falando um pouco sobre a aposentadoria por invalidez. Esse benefício é pago ao trabalhador totalmente incapacitado para suas atividades laborais, sem possibilidade de reabilitação para outra função ou recuperação.
Saiba que não é necessariamente preciso passar pelo auxílio-doença antes de receber a aposentadoria por invalidez, mas ela precisa ser comprovada por exame médico-pericial no INSS.
Existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos para se ter direito a receber a aposentadoria por invalidez, são eles:
• Ficar incapacitado de forma total e permanente;
• Ter a incapacidade comprovada por perícia médica;
• Não ser reabilitado para outro cargo ou função;
• Possuir a carência mínima de 12 meses de contribuição para o INSS;
• Ter qualidade de segurado.
Atenção, a carência mínima não é exigida em casos de qualquer tipo de acidente ou de doenças graves!
Já o benefício do auxílio-doença é pago pelo INSS para o segurado que está incapacitado de forma temporária para o trabalho.
Para receber esse benefício, também é necessário cumprir alguns requisitos, vejamos:
• Possuir 12 meses de carência
• Ter qualidade de segurado no momento que você ficar incapacitado;
• Comprovar a incapacidade temporária por perícia médica no INSS.
Nos dois casos, é muito importante que você guarde toda documentação médica referente ao seu tratamento de saúde, peça para seu médico escrever um laudo médico sobre a sua doença e a forma que ela o incapacita para o trabalho, indicando ainda quanto tempo ela deve perdurar. Esses documentos são muito importantes para se levar na perícia médica do INSS.
Mas e se o INSS negar o seu pedido de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, o que pode ser feito?
A primeira opção, seria simplesmente aceitar a decisão do INSS, mas se você realmente está sem condições de voltar ao trabalho, não seria a opção mais adequada.
Então você pode fazer um recurso administrativo no próprio INSS no prazo de 30 dias após receber a informação de que o benefício foi negado, o que pode ser feito diretamente pelo site ou pelo aplicativo do MEU INSS.
A terceira opção e a mais viável, é entrar com um pedido judicial. Nesse pedido, você vai passar novamente por uma perícia médica, mas desta vez, com um médico de confiança do juiz e totalmente imparcial, o que pode aumentar suas chances de conseguir o benefício.
Com o pedido judicial, caso você tenha direito ao benefício, receberá todos os valores retroativos desde quando requereu o benefício.
É sempre importante contar com a ajuda de um advogado de sua confiança, para que seus direitos sejam garantidos.

Isabelle Vagel, Advogada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Outros Artigos

spot_img