Escute a noticia. Clique no Player acima!
O Museu Histórico de Cambé vai lançar uma edição atualizada e complementada do livro Cambé: repensando a sua História. Reunião para definir a publicação, cuja primeira edição é de 1992 e está esgotada, foi realizada pela presidente da Fundação Cultural e Artística de Cambé (Funcac), Arísia Mendes Gonçalves, com o secretário municipal de Administração, Eduardo Pavinato, o diretor do Museu Histórico César Cortez, o historiador José Garcia Gonzáles Neto e as professoras Liberaci Pascueto Perin e Rosangela Alduan Silveira, que participaram da publicação.
Segundo César Cortez, depoimentos importantes sobre a história de Cambé foram colhidos após a edição de 1992 e serão acrescentados na versão atualizada e complementada. O projeto prevê ainda a elaboração de uma linguagem que facilite o trabalho dos professores nas salas de aula. A diagramação das páginas também será modernizada.
“Na primeira edição procuramos ordenar de forma prática os fragmentos de nossa história, ou seja, priorizamos informações relacionadas aos acontecimentos. E o livro cumpriu com seus objetivos, pois ainda hoje ele é muito procurado em escolas e bibliotecas para servir de apoio à pesquisa”, esclarece o diretor do Museu.
“Nesta segunda edição vamos revisar e ampliar todas essas informações. Já estamos em fase de pesquisa e coleta de documentos visando transformar essa publicação num valioso documento”, acrescenta. Cortez antecipa que a ajuda de pessoas e instituições para complementar as informações sobre a história de Cambé é muito importante.