A partir de segunda-feira (7 de abril de 2025), todos os radares instalados na cidade de Cambé estarão operando de forma integral. A medida faz parte da nova etapa do programa municipal Cambé + Segura, que visa reforçar a segurança pública e o controle de trânsito no município, utilizando tecnologia para prevenir infrações e colaborar com investigações criminais.
Ao todo, 28 câmeras de monitoramento de trânsito, distribuídas em 38 faixas da cidade, passam a autuar infrações como avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, conversões proibidas e excesso de velocidade. As câmeras estão devidamente sinalizadas com placas de advertência instaladas previamente, garantindo transparência ao processo de fiscalização.
A medida também visa coibir práticas recorrentes em locais como a Avenida Canadá, próximo ao cruzamento com a Avenida Brasil, onde é comum motoristas desrespeitarem as normas de trânsito, especialmente ao realizarem conversões proibidas. A população deve ficar atenta às sinalizações, pois os radares estão aptos a identificar diferentes tipos de infrações.
Além das câmeras de fiscalização de trânsito, o programa Cambé + Segura conta com outros dispositivos integrados. São 41 câmeras com sistema de Leitura Automática de Placas (LAP), que registram veículos com histórico de ilícitos; 65 câmeras PTZ com capacidade de giro 360º e zoom; e 108 câmeras VMS, sendo 100 delas instaladas em escolas da rede municipal, garantindo maior segurança para alunos e profissionais da educação.
A Central de Monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito de Cambé opera 24 horas por dia, analisando as imagens em tempo real. As autuações são geradas a partir da análise de agentes de trânsito, que validam as ocorrências registradas pelos equipamentos. O projeto ainda contempla ações educativas nas escolas e ruas, com a participação de agentes em atividades com alunos e motoristas.
De acordo com o prefeito Conrado Scheller, a implantação dos sistemas não tem como objetivo principal a aplicação de multas, mas sim a preservação da vida. “Estamos entre os municípios com maior PIB do Paraná e entre os mais seguros. Queremos organização e segurança para que Cambé continue crescendo com qualidade de vida”, afirmou.
A secretária municipal de Segurança Pública e Trânsito, Thays Kuchenbecker, reforçou que o projeto foi idealizado para promover segurança de forma abrangente. “Com as câmeras, o cinturão de monitoramento nas entradas da cidade e as ações educativas, buscamos garantir proteção e organização em todos os espaços públicos da cidade”, destacou.
Atualmente, Cambé possui uma frota de mais de 77 mil veículos, segundo o Detran-PR. Em 2024, foram registrados 494 sinistros de trânsito, envolvendo 614 pessoas e resultando em 10 mortes. Os dados reforçam a importância da iniciativa para reduzir ocorrências e preservar vidas.
Mais é mais estado no rabo do povo…querem somente seu dinheiro, como se já não houvesse uma carga tributária gigantesca em cima de salários miserável. Parabéns aos panacas de plantão
Como seu portal é bastante acessado e visto, solicito divulgar e reinvidicar a Companhia de Trânsito que não é apenas de radar que faz um trânsito seguro. E que na avenida Brasília no jardim Alvorada próximo ao fundo de vale zezão, onde a alguns dias atrás ocorreu um acidente grave entre um automóvel e moto, há necessidade de mais sinalização e redutor de velocidade próximo ao cruzamento. E não onde está localizado o quebra-molas. O cruzamento tem erros graves, pois não tem visibilidade de quem desce a av. Brasília é quem cruza a mesma que se prejudica ou se envolve em acidentes. Eu como motorista evito passar por lá. Fica o alerta, não é só radar que as vias precisam. Moro no Jardim Alvorada e por isso conheço o local, pois sou motorista.