Escute a noticia. Clique no Player acima!
Segunda-feira (7/4), passa a ser um dia muito especial e uma data a ser lembrada com carinho pelos trabalhadores em cooperativas do estado do Paraná. Isso por que em um evento realizado do Palácio do Iguaçu, o governador Beto Richa assinou o convênio de cooperação técnica entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop. O convênio prevê a construção de até 30 mil moradias para famílias de trabalhadores atendidos pelos sindicatos vinculados à entidade em todo o Paraná, com renda mensal de até seis salários mínimos. As casas serão construídas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
De acordo com o presidente da Fenatracoop Mauri Viana, as principais necessidades dos trabalhadores ligados aos sindicatos filiados a federação é na saúde e moradia. Ao usar a palavra durante o evento, Mauri Viana revelou que nas cooperativas do interior do Paraná muitos trabalhadores têm que se deslocar grandes distâncias até o seu local de trabalho, diariamente. “Nosso objetivo é garantir todas as condições para que nossos companheiros trabalhadores possam garantir o seu ganho, mas sem perder o vinculo com a família e tenho certeza, ao ter a sua moradia perto do seu local de trabalho, significa mais qualidade de vida e um melhor desempenho na sua função”, afirma Mauri Viana ao mencionar que a Fenatracoop representa cerca de 650 mil trabalhadores no Brasil, sendo 75 mil no estado do Paraná.
A partir da assinatura do convênio, serão analisadas as necessidades de subvenção financeira por parte do governo estadual, serviços da Copel e Sanepar. A Cohapar prestará assistência técnica na elaboração de projetos de construção e de urbanismo. “Falo sem medo de errar, há mais de 20 anos não havia um projeto como esse que vai garantir a construção de moradias dignas, onde os trabalhadores poderão viver com todo o conforto e segurança com sua famílias”, revela Viana.
Ao saber pelo presidente da Fenatracoop que o Paraná foi o primeiro estado a assinar o convênio que viabiliza a construção de moradias destinadas aos trabalhadores, o governador Beto Richa afirma: “Mais uma vez o Paraná é exemplo nacional de compromisso com a moradia e com os trabalhadores. Através desta parcerias com a Fenatracoop, estamos garantindo a dignidade através da moradia própria aos trabalhadores”.
O governador também disse durante o evento quer Governo do Estado do Paraná tem como meta atender 110 mil famílias com projetos habitacionais. Em três anos, os investimentos na área somam R$ 4,5 bilhões. A meta de casas rurais para o campo, de 10 mil unidades, já foi superada antes do prazo, chegando já a 12 mil unidades. “Estamos fazendo uma revolução na habitação do Paraná, reduzindo o déficit habitacional do estado. Nosso governo tem compromisso com habitação”, disse o governador.