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domingo, novembro 17, 2024

5º EDIÇÃO DA EXPOBONE SERÁ DE 17 A 19 DE SETEMBRO APUCARANA/PR, CONSIDERADA CAPITAL NACIONAL DO BONÉ

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Feira reúne tecnologia e matérias primas para indústrias de bonés, evidencia lançamentos de coleções em bonés e camisetas, promove rodadas de negócios com âncoras nacionais e realiza cursos e palestras de capacitação

 

A quinta edição da Expoboné – Feira Nacional dos Fornecedores de Matérias Primas para a Indústria de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares – será realizada na próxima semana, de 17 a 19 de setembro, das 15 às 22 horas, no Tropical Shop, em Apucarana/PR, considerado o maior arranjo produtivo de bonés no país. Realizada pela ANIBB – Associação das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares – o evento conta com patrocínio do Sebrae e apoio da Prefeitura Municipal de Apucarana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Associação Comercial e Industrial de Apucarana, Sindicato do Vestuário do Vale do Ivaí e APL de Bonés.

 

A Expoboné é uma feira dirigida às indústrias do setor para exposição de maquinários, aviamentos, tecidos e acessórios para fabricantes de bonés e camisetas. O evento também abre espaço para a realização de negócios entre as indústrias e âncoras varejistas nacionais com exposição de produtos e reuniões técnicas para ampliação de contatos entre compradores e vendedores. Em paralelo, a feira promove palestras, minicursos e oficinas dirigidas aos empresários do setor e funcionários das empresas fabricantes.

 

Nos três dias de feira serão realizados desfiles de coleções de bonés e camisetas, além do desfile de peças do concurso “O Brasil está na Moda” que vai premiar os melhores produtos entre bonés, camisetas e bolsas, inscritos por empresas e estudantes. A escolha será feita por uma equipe de jurados que vão eleger os melhores produtos com base na criatividade e inovação em relação à utilização de apelos nacionalistas. Os alunos do curso de tecnologia em Design de Moda da UFTPR também preparam coleções para serem exibidas durante desfile no evento.

 

Negócios

A Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado estará presente na Expoboné 2013 por meio do programa Banco do Empreendedor para oferecer linhas de créditos diferenciadas com juros reduzidos que vão de 0,51% a 1,07% ao mês, além de prazos adequados para atender aos empreendedores de micro, pequeno e médio porte na aquisição de máquinas e equipamentos, software e capital de giro associado ao investimento.

 

O objetivo é que o investimento assegure a melhoria da qualidade e competitividade e o aumento da produção de forma a estimular a economia regional. As linhas de crédito da Fomento Paraná atendem desde o empreendedor informal e o microempreendedor individual (MEI) até empresas de porte médio que podem financiar projetos de expansão de até R$ 3 milhões.

 

Segundo o presidente da ANIBB, Valdenison Vado da Costa, a expectativa é receber cerca de 4 mil visitantes entre empresários e profissionais ligados diretamente à cadeia produtiva do boné, brinde e camisetas. “Será uma grande feira de negócios para o setor que trará novas oportunidades para a expansão das indústrias, tanto na busca de tecnologias quanto na ampliação de relacionamentos comerciais com o mercado comprador. A nossa expectativa é movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios decorrentes do evento”, afirmou.

 

Programação técnica

A quinta edição da Expoboné terá uma programação variada para capacitação profissional com palestras, minicursos e workshops.  Na terça-feira, dia 17, das 15 às 17 horas, acontece a primeira oficina sobre “Sistema de Título de Fios Têxteis” ministrada pela UTFPR. Em paralelo, das 15 às 18 horas, está programado o minicurso sobre “CAD Morgan Técnica” a cargo da Mab Fortuna. A noite, das 19 às 20h15, o Sebrae comanda palestra sobre “Cenários e Tendências nos Negócios de Moda”.

 

Na quarta-feira, dia 18, acontecem quatro palestras. A palestra “Incorporação do Lodo Têxtil em Latossolo Vermelho Argiloso”, da UTFPR, será realizada das 16 às 17 horas. Das 17h45 às 18h45 está agendada a palestra “Fomento mais perto do empreendedor de Apucarana – Linhas de crédito do Governo do Estado”, e das 19 às 20 horas a palestra “Números do Setor”, ministrada pela ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil). Também das 19 às 20h15 o Sebrae comanda a palestra com o tema “O Boné por dentro da Moda”.

 

Na quinta-feira, dia 19, acontecem mais três palestras e um workshop. Das 16 às 17 horas a palestra será sobre “Tendências da Tecnologia da Informação Aplicada às Atividades de Marketing na Empresa”, ministrada pela UTFPR. Das 16 às 18 horas a programação inclui o workshop de “Bordado Computadorizado”, ministrado pela Mab Fortuna.  Das 17h30 às 18h30 acontece a palestra “Modelo de Processo de Desenvolvimento de Produto para Pequenas e Médias Empresas de Confecção do Vestuário”, também comandada pela UTFPR. E das 19 às 20h15 está agendada a palestra sobre “Gestão Ambiental – Instrumento de Competitividade”, realizada pelo Sebrae.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento. A programação geral completa pode ser conferida no site www.expobone.com.br.

 

Rodadas de Negócios

A quinta edição da Expoboné terá cerca de 300 rodadas de negócios entre os dias 18 e 19 de setembro, das 16 às 20 horas, com empresários de empresas vendedoras e compradoras. Para a rodada de negócios 12 ancoras varejistas nacionais já estão confirmadas entre elas Camisa da Latinha, Monna, Cobra D’agua, Doggueto, Torra Torra, DPR, Anjuss, FLY Brindes, Local Brindes, Adidas, King Bonés e Duan Bonés.

 

 

As negociações acontecem em um espaço privativo para empresas fabricantes e ancoras varejistas nacionais convidadas pela organização. A empresa Cobra D’agua participará da feira com a expectativa de identificar fornecedores potenciais para a linha de bonés, cintos e carteiras. “Queremos conhecer o potencial das empresas, preços, qualidade e prazos. Na rodada de negócios vamos procurar uma parceria que proporcione qualidade ao produto final, bom preço e boas condições comerciais. Gostaríamos ainda de encontrar produtos inovadores”, declara Ademilton das Flores Santana, comprador de Vila Velha, do Espírito Santo.

 

A DPR – Distribuidora Paranaense de Roupas também busca fornecedores para parcerias e negócios que possam acontecer ainda para este ano. “Procuro empresas fornecedoras de acessórios para bonés e vestuários em geral”, afirma André Brami, diretor comercial da DPR, de Curitiba, no Paraná.

 

A FLY Brindes acredita que a Expoboné é uma grande oportunidade para conhecer novas empresas especializadas em bonés, materiais promocionais e brindes. “Buscamos empresas fornecedoras que prezam pela qualidade, custo e atendimento para futuramente fazer negócios e ampliar os nossos parceiros”, comenta Michele Carvalho Pinto, proprietária da FLY Brindes, de São Paulo.

 

Já a Camisa da Latinha, empresa baiana que atua no mercado de eventos e entretenimento, busca encontrar na feira novidades, produtos e matéria prima. “Nosso foco principal no evento são os bonés. Queremos encontrar mercadorias que tragam novidades aos nossos clientes e, além disso, almejamos fazer contato e também trocas com outras empresas para fechamento de negócios in loco”, explica Rene Leite Pereira, gerente logístico da Camisa da Latinha, de Salvador, da Bahia.

 

A Duan Bonés, empresa especializada na confecção de bonés, chapéus e viseiras visitará pela primeira vez a Expoboné. “Participar de uma feira na cidade de Apucarana, maior polo produto de bonés no país, será um ambiente propício para fazer ótimas parceirias”, afirma Osvaldo Ewers Filho, proprietário da Duan Bonés, de Palhoça em Santa Catarina.

 

Tendência fashion dos bonés

A quinta edição da Expoboné expõe produtos de 12 empresas fabricantes de bonés em um showroom que pretende atrair lojistas, magazines, distribuidores, atacadistas e grandes empresas compradoras de várias regiões do país.  Entre elas estão a Wear Company, a X-Flex Brasil, a Seta Certa, a Oportunity, a Boneon, a Boneleska e mais seis empresas apucaranenses que formam o grupo Cobatex (Conglomerado de Bonés e Artefatos Têxteis).

 

Há 12 anos no mercado, a Wear Company levará para a Feira, além de acessórios promocionais e para o meio equestre, bonés, boinas, chapéus e caps para grifes e magazines. A diretora de desenvolvimento de produto, Marcia Regina Calomeno, explica que a empresa trabalha com processo de lavanderia, pigmentações e aplicações de strass e spikes. “Hoje o boné é um acessório de moda, por isso deve seguir as principais tendências. Temos uma variedade de materiais, cores e estampas, como os bonés camuflados, xadrez, bicolores com mistura de materiais e os feitos de couro”.

 

A X-Flex Brasil, com mais de 20 anos de experiência, se tornou referência no mercado de headwear e também contará com um espaço na Expoboné. Com o objetivo de agradar diversos estilos, os produtos são divididos nas linhas Royal, Guns e College.

 

Os bonés do estilo SnapBack são apostas da Oportunity e da Seta Certa. Os modelos são de aba reta, feitos 100% de poliéster e possuem regulagem. As cores flúor nos tons de verde, amarelo, laranja, roxo e rosa ganham espaço tanto nos detalhes quanto na peça como um todo. A Oportunity também traz o modelo StrapBack (de aba reta e com fivela atrás) e bonés com bordados e viés personalizado.

 

Depois de trabalhar 18 anos na distribuição de acessórios para bonés, recentemente a Boneon passou a atuar também como atacado de bonés. A empresa procura ter grande diversidade de produtos que vão desde o infantil  até o adulto. “Trabalhamos, por exemplo, com os bonés da New Era e da Black Soul, marcas conceituadas e de alta qualidade”, afirma Daniele Lima de Oliveira, do departamento comercial.

 

Empresa credenciada pela FIFA para produzir peças alusivas à Copa do Mundo em 2014, a Boneleska levará o boné do Fuleco, o mascote do evento, para a Expoboné. “O boné já é sucesso desde a Copa das Confederações”, destaca a proprietária Siumara Miquelin da Costa. Segundo a empresária, bonés licenciados, como da Galinha pintadinha, da Barbie, da Polly, do Hot Weells, da Max Steel e da Moranguinho, também serão expostos. “Apostamos na criatividade e na alegria do brasileiro para desenvolver a coleção da Copa do Mundo e no colorido para a coleção infantil”.

 

O grupo Cobatex foi formado no início desse ano e conta com as empresas Bonearte, Emdax, Euro Bonés, Grupo Fênix, Polo Sul e VS Confecções. De acordo com o empresário Emerson Junior Dalossi, um dos representantes do grupo, serão expostos diversos itens como bonés, uniformes, camisetas e bolsas. “O destaque fica para alguns produtos feitos de tecidos importados vindos da Coreia e com tecnologia diferenciada, como é o caso do tecido antichamas”, afirma.

 

A Endax levará bonés de moda e promocionais. Para os produtos promocionais, o trabalho de impressão em malhas é o principal diferencial.  A gestora de moda, Aline Regina, aposta no colorido e na mistura de texturas. “Aproveitaremos o evento para divulgar o lançamento da marca de moda masculina Visto Bem”.

 

O mix de produtos do Grupo Fênix envolve o setor de uniformização e artigos promocionais com o desenvolvimento de tecnologias que elaboram novos tecidos e acabamentos especiais.  “A empresa disponibiliza várias opções de tecidos para o cliente compor um uniforme moderno e que acompanha as tendências da moda de maneira profissional”, ressalta a gerente comercial Gabriela Toyoda.

 

Artigos promocionais, como bonés, camisetas, bolsas e brindes, também serão levados pela Bonearte, Euro Bonés, Pólo Sul e VS Confecções. As empresas atuam em todo o território nacional e tem ampla experiência de mercado. Como são itens promocionais, as principais cores utilizadas são o preto, o branco, o azul e o vermelho.

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