Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde Pública realiza levantamentos periódicos sobre a infestação do mosquito transmissor da Dengue na cidade. Tanto a área urbana, como a zona rural são constantemente verificadas para que haja controle na presença de focos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. No período de 6 a 10 de outubro foi colhido em Cambé o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) na zona urbana, onde o índice apurado foi o de 0.4 abaixo do preconizado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, a Vigilância Ambiental de Cambé além de realizar intensos mutirões de limpeza, forças tarefas envolvendo todas Secretarias Municipais, a Defesa Civil,Corpo de Bombeiros, APMI e a aplicação de fumacê em 100% da cidade, promove também capacitações e palestras de conscientização tanto em escolas, como em instituições e empresas. Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde Pública, quando os locais averiguados apresentam focos, essas capacitações são refeitas e caso o estabelecimento volte a apresentar situação de risco para dengue o local é notificado.
acordo com a Vigilância, essas ações elaboradas pelo setor são eficazes já que o último LIRA’a verificado apresentou o baixo valor de 0,4%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde tem o valor de 1,0%.





