Escute a noticia. Clique no Player acima!
Com um público de aproximadamente 60 pessoas, a nova Diretoria da União Cambeense dos Estudantes Secundaristas (UCES) tomou posse na última sexta-feira (6). O evento que teve como sede o Centro de Artes e Esportes Unificados- CEU, reuniu estudantes, servidores municipais e autoridades que puderam falar sobre a história da UCES e ainda puderam assistir a apresentações artísticas e participar de um debate sobre a violência contra a mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher , comemorado no último dia oito.
Compondo a mesa-diretora estavam: a vice-prefeita Cidinha Pascueto, o secretário municipal de cultura e presidente da Fundação Cultural e Artística de Cambé-FUNCAC Márcio Bergio Martin, os vereadores Cecílio de Araújo, Estela Camata e Rômulo Yanke, o deputado estadual Tercílio Turini e o ex-deputado estadual Gilberto Martin. A vereadora Lenir de Assis, que atua na Câmara Municipal de Londrina também passou pelo local.
Outras personalidades que estiveram na posse foram Mailde Vicente Gonçalves e Rafaela Hrescak, que foram à cerimônia representando a secretaria municipal de educação, a assessora municipal de assuntos da juventude Silmeri Patricia Rossi e diretoras de Escolas Estaduais da cidade.
Já na abertura da posse, a vice-prefeita Cidinha Pascueto, que compareceu ao evento representando o Prefeito João Pavinato, discursou sobre a importância do retorno da UCES para a educação “esta data é verdadeiramente histórica. A reativação da UCES nos mostra que os jovens se importam com o que passa ao redor. Tenho certeza que essa União irá contribuir muito para a educação cambeense e a prefeitura de Cambé uma aliada da organização”.
Entre os discursos proferidos, o do deputado Tercílio Turini pautou a importância da atuação da UCES daqui para frente “ não é difícil encontrarmos fatos históricos ligados aos estudantes. Fazer parte de uma organização com essa muda a vida acadêmica, profissional e política de qualquer pessoa. A juventude verdadeiramente precisa fazer parte das decisões do país e é esse tipo de ação que muda um país”.
Gilberto Martin, que participou de diversos movimentos estudantis e presenciou grandes ganhos para a educação também falou sobre a relevância do retorno da UCES “o jovem com toda sua energia e visão tem muitos meios de contribuir para a melhoria da educação. Vivi muitas situações, quando participei de organizações estudantis, que me proporcionaram experiência para avaliar melhor outras questões que envolvem o país. Eu apoio a UCES, parabenizo todos os envolvidos e me disponibilizo a ajudar”.
Outras lideranças políticas também discursaram e se fizeram presentes, por meio de vídeos e comunicados. Com isso, a UCES conquista já em seu primeiro dia de atuação aliados e parceiros, que vislumbram uma educação cada vez mais representativa para Cambé e todo o Paraná.
Confira quem são os 14 integrantes da nova diretoria da UCES: presidente – Bruno Silva, vice-presidente Luana Bertalha,secretária geral Tayna Campos,1º secretária Jenifer Ferreira,tesoureiro Geral Jonatas Guerini,diretora social Gleice Kelen Ferreira,diretor de comunicação Eduardo Junior,diretora de cultura Stefany Carvalho,diretora de esportes Beatriz Pimentel,diretora de politicas educacionais Eloisa Araujo,diretora de artes Felipe Cogo, diretor LGBT Higor,diretora de feminismo Emily Schmidt,diretora de grêmios Amanda Miotto e, por fim,diretor de relações internacionais Isaac Gawu.
A UCES já tem alguns eventos e encontros programados que serão veiculados nos próximos dias.