Escute a noticia. Clique no Player acima!
A Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, através da Unidade Básica de Saúde Maria Anideje (UBS 24 Horas), realiza no Hospital São Francisco nos dias 9, 10 e 12 de fevereiro a Oficina de Acolhimento com Classificação na Atenção Básica. O objetivo da oficina é treinar auxiliares de enfermagem, técnicos e assistentes administrativos e enfermeiros da rede municipal para otimizar e agilizar a triagem de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde.
Segundo o coordenador da UBS 24 Horas, Marcelo Ascêncio, o curso deve uniformizar a agenda médica nas Unidades de Saúde da cidade. “O objetivo é estabelecer um sistema de triagem de pacientes para que a agenda médica seja mais eficiente e que possibilite o atendimento de todos. Vamos adotar um sistema de prioridades por cores, como o protocolo de triagem de Manchester, em que as cores indicam o grau de urgência do atendimento”, explica Marcelo Ascêncio.
As palestras serão ministradas pelo coordenador da UBS 24 Horas e a Dra. Valéria Barbosa. “Com a adoção desse sistema de triagem pretendemos ordenar e organizar as agendas médicas para que os pacientes sejam atendidos nas UBS de seus bairros, priorizando o atendimento na UBS 24 Horas para casos de emergências. “Nosso propósito é propiciar um atendimento mais acolhedor, mais humano, dando respaldo para os pacientes e para os profissionais de saúde”, afirma o coordenador.
Informações sobre a Oficina de Acolhimento com Classificação na Atenção Básica podem ser obtidas na Unidade de Saúde 24 Horas, localizada na Rua Parigot de Souza, 1000 ou pelo telefone 3174-0237.
Ué, este sistema de cores já não foi implantado nas UBS de nossa cidade? O que falta não é o sistema de cores. E sim, funcionários para atender a demanda populacional. Não temos deste agentes administrativos à médicos na rede municipal de saúde de Cambé.