Escute a noticia. Clique no Player acima!
A nuvem de poeira que cobriu o céu de Cambé na tarde de sábado (8) revelou a má qualidade do ar que a população vinha respirando no período de estiagem que se estende desde setembro. O tempo seco associado às altas temperaturas provocou uma alta no consumo de água, levando ao desabastecimento de várias regiões da cidade. No sábado, a situação foi a mais crítica das últimas semanas, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Cerca de cem bairros da região ficaram sem água. A previsão para os próximos dias, porém, é de que a chuva que começou a cair sobre o município no fim de semana normalize a distribuição de água.
O gerente industrial da Sanepar em Londrina, Roberto Arai, informou que os reservatórios ainda estão operando com apenas 37% da capacidade. A previsão é que até a manhã de segunda-feira (10) o nível de reserva aumente para 60%, o que ainda é considerado baixo. “Normalmente, os reservatórios amanhecem com 75% a 80% da capacidade”, explicou. Apesar disso, Arai disse que não estão previstos novos desabastecimentos para o município. A chuva, que segundo o Instituto Tecnológico Simepar deve cair até pelo menos a próxima quinta-feira (13), tende a normalizar os problemas com a falta d’água.
Ventos chegaram a 80 km/h no sábado
Segundo o meteorologista do Simepar Tarcisio Costa, foram registradas na tarde de sábado rajadas de ventos de 80 km/h em Londrina e Cambé. A ventania derrubou árvores em várias regiões da cidade e causou desligamentos de energia em cerca de 60 mil domicílios, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Em nota, a companhia informou que nos municípios de Cambé, Londrina, Ivaiporã e Arapongas, postes foram quebrados e cabos rompidos na zona rural.
Apesar da ventania e das chuvas isoladas que caíram no sábado em Londrina, a frente fria só chegou à região Norte do Paraná neste domingo. Tarcísio Costa informou que, até as 17h30, já havia chovido 25,4 milímetros na cidade. “É um valor razoável, chuva boa”, disse. Estão previstas pancadas de chuvas para o município até pelo menos a próxima quinta-feira (13). As temperaturas continuam elevadas, variando entre 14ºC e 29ºC.
Desfile em comemoração do aniversário de Cambé
O Desfile que seria realizado em comemoração ao aniversário da cidade também foi cancelado e segundo informações não será realizado em nova data, o mesmo até teve inicio e logo após as chuvas começarem foi novamente interrompido.