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Será realizado, na próxima sexta-feira (05), o lançamento do “Biênio da Matemática 2017-2018” no município de Cambé. Promovido pela primeira vez no Brasil, o evento tem como finalidade valorizar o ensino da matemática, do raciocínio lógico e o desenvolvimento da educação no País, envolvendo governos, sociedade civil, escolas e a comunidade em geral.
Em Cambé, o lançamento é promovido pela Câmara Municipal e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia será às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Cambé, na avenida Inglaterra, 655, centro.
Biênio da Matemática – Para fortalecer o ensino da disciplina da matemática e disseminar ações educativas pelo Brasil, o “Biênio da Matemática” terá, em 2017 e 2018, diversos eventos e atividades que colocarão em destaque a Matemática, a Ciência e a Tecnologia. Nesse período, o Brasil sediará dois eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), com a participação de mais de 140 países, e o renomado Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), que tem 128 anos de existência e 27 edições. Trata-se do maior e mais conceituado evento da Matemática mundial.
Serão contemplados com as atividades estudantes, professores, pesquisadores, cientistas e o público em geral.Todas as informações e a programação de eventos do Biênio da Matemática estão disponíveis no endereço www.bieniodamatematica.org.br .
Iniciativa – O “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” foi viabilizado por iniciativa legislativa dos deputados federais Alex Canziani, Pedro Fernandes e Wilson Filho. Foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 7 de novembro de 2016, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.
Em 2015, no último exame do “Programme for International Student Assessment” (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os brasileiros ficaram na 66ª posição dentre 72 países pesquisados, terminando os exames 70% abaixo do esperado na matemática.
Por isso, a intenção do projeto é estimular ações positivas no sentido de reforçar a abordagem do raciocínio lógico e abstrato e dar força ao ensino da matemática no Brasil, o que contribuirá para que o país melhore sua colocação nas avaliações existentes.