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Em 2014, entidade prestou 2.542 atendimentos no município para mais de 600 empresas; consultorias são pré-agendadas e os empresários são atendidos por especialistas em diversas áreas
Dando continuidade a uma série de atividades que o Ponto de Atendimento ao Empreendedor em Cambé realiza, desde sua inauguração, em abril de 2012, o Sebrae/PR está disponibilizando consultorias especializadas para 2015. As consultorias são realizadas mediante agendamento e abordam temas referentes ao empreendedorismo, de acordo com a necessidade de cada empreendedor.
O investimento para cada consultoria é de R$ 60. Por aproximadamente uma hora, o empresário recebe toda a orientação necessária, esclarece suas dúvidas a respeito do gerenciamento do negócio, além de receber encaminhamento para capacitações, palestras e programas oferecidos pelo Sebrae/PR.
De acordo com André Azevedo, consultor do Sebrae/PR, as áreas mais procuradas pelos empreendedores em Cambé são marketing, finanças e recursos humanos. Para ele, as consultorias especializadas são importantes para orientar os empreendedores a encontrarem oportunidades para crescer diante de um cenário de dificuldades.
“Estamos passando por um momento econômico que exige atenção e a atualização constante e a capacitação são ingredientes indispensáveis para os empresários que querem se sobressair num mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Os empresários que buscam o aperfeiçoamento profissional têm mais chances de aumentar as vendas e melhorar a lucratividade do negócio. Desta forma, quando a dificuldade passar, eles estarão em um estágio melhor em relação ao mercado”, informa Azevedo.
O consultor esclarece que, geralmente, as empresas desenvolvem ações de marketing por conta própria. No entanto, a ajuda de um especialista na área é fundamental para que as iniciativas contemplem todas as competências do marketing, conhecidas como os 5P: produto, preço, promoção, pontos de venda e pessoas. “Hoje, o relacionamento com os clientes também engloba as mídias sociais e as empresas precisam estar atentas”, aconselha Azevedo.
Nas consultorias de finanças, os principais aspectos trabalhados são controles de pagamentos e recebimentos, análise de crédito dos clientes, análise dos investimentos do empreendimento e como saber se a empresa está tendo retorno financeiro. Já nas consultorias de recursos humanos, os principais pontos aprimorados são a gestão de pessoas, como a importância dofeedback.
Os interessados em agendar consultorias especializadas devem entrar em contato com o Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Cambé pelo telefone: (43) 3174-0506.
Apoio aos empresários locais
Fomentar o empreendedorismo e facilitar o atendimento aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas. Esses são os objetivos do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que comemora, em abril, três anos de atuação em Cambé. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o Sebrae/PR, a Prefeitura de Cambé e a Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC).
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor segue o novo modelo formatado pelo Sebrae/PR para prestar um melhor atendimento aos empresários e empreendedores que antes precisavam se deslocar até Londrina, para participar das ações promovidas pela entidade. A infraestrutura permite a realização, atendimentos, consultorias, além de promoção de workshops e treinamentos.
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor reforça o compromisso do Sebrae/PR em oferecer apoio e capacitação aos empresários de pequenos negócios, que são a maioria em Cambé e no Paraná. “Se as micro e pequenas empresas prosperam, a cidade também cresce e se desenvolve. Afinal, são esses empreendedores que mais geram empregos e pagam boa parte dos impostos”, enfatiza Azevedo.
Apenas em 2014, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor realizou 2.542 atendimentos para mais de 600 empresas. “Os empreendedores de Cambé estão mostrando que têm consciência sobre a importância de melhorar a gestão para aumentar a lucratividade do negócio. Nesses quase três anos de funcionamento, o Ponto de Atendimento de Cambé é referência no número de atendimentos”, afirma André Azevedo.