domingo, junho 22, 2025
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Procon de Cambé alerta consumidores para as promoções da Black Friday

Muita gente aguarda ansiosa pelas promoções da Black Friday, seja para comprar um produto que estava desejando há tempos ou para conferir o que vai entrar na promoção e então decidir o que levar. No Brasil, a Black Friday acontece no dia 25 deste mês, mas muitas lojas estendem o prazo para a semana ou até para todo o mês de novembro. Entretanto, mesmo com os anúncios tentadores, é necessário ficar atento com as promoções enganosas e suspeitas, já que muitas lojas aproveitam esse momento para alavancar as vendas. 

Antes de comprar

Willian Train, coordenador do Procon de Cambé, explica que o número de reclamações registradas no ano passado foi baixo, mas foram principalmente motivadas por: atraso ou não entrega de algum produto, pedido cancelado, mudança de preço, falso desconto ou indisponibilidade do produto ou serviço. “A primeira coisa que o consumidor deve analisar é se há a real necessidade da compra de determinado item, ainda que esteja em valor promocional”, explica. Segundo ele, caso a resposta seja sim, o segundo passo é verificar se o valor cabe no bolso e se não irá comprometer o orçamento.

Train ressalta que se o valor está dentro do que ele pode arcar no momento, ainda é recomendado que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o valor anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena. “Muitas lojas aumentam o valor dos produtos nos meses anteriores e abaixam para o preço normal no mês de novembro, então essa pesquisa ajuda a avaliar se isso aconteceu e também se há outras lojas com um preço melhor”, destaca.

Em relação às compras feitas pela internet, o consumidor deve ficar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos. “Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação. É importante saber se empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se ela foi criada há poucos dias, já que isso pode ser um indicativo de que a empresa é falsa”, esclarece Train.

O coordenador também menciona que os consumidores devem estar atentos à forma de contato das empresas, alertando que as pessoas não devem clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens de texto. “O consumidor deve buscar o fornecedor por iniciativa própria, acessando as páginas oficiais das lojas e prestando atenção naquele cadeado fechado no endereço eletrônico”, complementa. Além disso, segundo ele, na grande maioria das vezes, as promoções se limitam a até 20% ou 25% de desconto. “Quando o desconto é muito superior a isso, o cliente deve sempre suspeitar e ficar alerta para um possível golpe”, ressalta. 

Pagamento

Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento, como o nome da empresa, data de lançamento e de vencimento, CNPJ e demais dados disponíveis. “Uma forma de pagamento que vem sendo muito utilizada nos últimos meses é o PIX, mas o consumidor também deve conferir atentamente se o destinatário e o valor do pagamento estão corretos”, explica Willian Train.

Prazo de arrependimento

O Código de Defesa do Consumidor afirma que, em compras online ou por telefone, os consumidores podem se arrepender e pedir uma devolução gratuita do item adquirido no prazo de sete dias a partir do recebimento do produto. “Esse direito não se aplica às compras realizadas em lojas físicas, devendo ser acordado antecipadamente com o fornecedor uma eventual troca do produto”, explica.

Problemas com a compra

Se o consumidor acha que pode ter caído em um golpe, tenta contato com a loja e não tem retorno ou, ainda, se a entrega está atrasada, ele pode procurar o Procon de Cambé no atendimento online (cambepr@procon.pr.gov.br) ou presencial, agendando horário pelos telefones: 151 ou 3174-2851.

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