Escute a noticia. Clique no Player acima!
Aplicar melhor os recursos, investir nas prioridades e sem aumentar os impostos. Estes três pontos fizeram parte da conversa do prefeito João Pavinato com os moradores da região do Jardim Josiane e Morumbi, durante reunião realizada no CAIC como parte do programa Prefeitura em Ação, realizado pela administração municipal.
O prefeito fez um relato das obras, programas e projetos executados pela Prefeitura de Cambé a partir de janeiro de 2009, quando a atual administração assumiu o governo municipal. Em síntese, a conversa girou em torno do esforço da administração municipal, que nos dois primeiros anos de governo saneou as contas da Prefeitura para equilibrar o orçamento municipal.
De acordo com o prefeito, medidas importantes foram tomadas para proporcionar economia aos cofres públicos, como a redução dos cargos comissionados pela metade. Eram 267 vagas quando a atual administração assumiu o governo municipal e foram mantidas apenas 134 vagas. Essas vagas são ocupadas preferencialmente por servidores de carreira da Prefeitura.
Outra economia veio do item combustível. Em 2008 a administração anterior gastou cerca de R$ 1,6 milhão em combustível. Em 2009, no primeiro ano de governo, a atual administração gastou cerca de R$ 850 mil, proporcionando economia de 50%. Isso sem reduzir o número de obras, programas e projetos.
O prefeito informou ainda aos moradores que as contas pendentes foram colocadas em dia tanto para os fornecedores de produtos e serviços para a Prefeitura quanto para as entidades subvencionadas pelo poder público, inclusive que a Santa Casa de Cambé, que antes recebia subvenção de 10 meses pelo período de um ano e agora recebe subvenção de 12 meses, além de ter o valor do repasse elevado em 45%.
Pavinato informou também sobre as obras em execução na região, como a Clínica da Mulher e da Criança, o Centro da Juventude, a Central do Samu, a rede de esgoto e as obras de reforma e ampliações de escolas, quadras esportivas e unidades de saúde. Os novos projetos habitacionais, em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), foram mencionados e despertaram a atenção dos presentes.