Escute a noticia. Clique no Player acima!
Quando o vício destroi o cotidiano – Câmara Legislativa: Gastança, escândalos e vida mansa – Caderno especial: guerras desconhecidas no Brasil – Documentos provam desvios no orçamento – Fazenda é desapropriada por cumprir lei – Média de atraso nos voos dispara às vésperas das férias – Entrevista/Henrique Meirelles: “Uma meta para a taxa de juros é incompatível com a meta de inflação” …
O Estado de S. Paulo
Média de atraso nos voos dispara às vésperas das férias
A média de atraso em voos superior a 30 minutos, que até novembro era de 12,6% nos 12 aeroportos mais movimentados do país, saltou para 20,7% na primeira quinzena de dezembro. O índice é 1,5 ponto percentual superior ao de igual período de 2009.
Fazenda é desapropriada por cumprir lei
Como manda a lei, a fazenda Mandaguari, em Mato Grosso, preserva a vegetação nativa em 80% do seu território, no bioma Amazônia. Para o Incra, no entanto, o imóvel é “uma grande propriedade improdutiva”. Os donos têm até o mês que vem para entregar a área, desapropriada em 2004.
Documentos provam desvios no orçamnto
Documentos revelam o desvio do dinheiro do orçamento supostamente investido em evetos culturais, informa o repórter Leandro Colon. A movimentação bancária de empresas em nome de laranjas mostra que parte do dinheiro liberado a partir de emendas foi parar na conta pessoal de dirigentes de instituições fantasmas.
Caderno especial: guerras desconhecidas no Brasil
Chapéu, bigode e revólver na mão, Raimundo Lira, de 68 anos, repete o estilo do irmão, o gatilheiro Quintino, um mito entre a população de Guamá, território encravado no nordeste paraense. Quintino morreu em 1985, numa emboscada da milícia da empresa que queria tomar terra de posseiros da região. A empresa foi expulsa e o corpo de Quintino, carregado pela multidão na floresta. O Brasil registra pelo menos 32 conflitos esquecidos ou desconhecidos pela maioria da população nos últimos 110 anos, que mataram 556 civis.
Entrevista/Henrique Meirelles: “Uma meta para a taxa de juros é incompatível com a meta de inflação”
Presidente do BC alerta que taxa só pode cair se a inflação baixar, não o contrário; governo Dilma quer reduzir o juro real
Correio Braziliense
Doze passos para ser feliz
Qual é o caminho para a felicidade? A pergunta antes menosprezada por estudiosos, hoje inspira projetos científicos e preocupa governos no mundo todo. Contra o avanço da depressão e do estresse, países como Inglaterra e França encomenda pesquisas para medir o grau de satisfação das populações. Consultados pelo Correio, especialistas indicam os atalhos para o bem-estar.
Leia tudo sobre o Movimento + Feliz e a PEC da Felicidade
Crise, que crise?
As medidas do Banco Central para conter o crédito e esfriar o consumo foram em vão: ontem, os shoppings de Brasília estavam lotados. Mas o comportamento mudou um pouco, pois muitos consumidores preferem comprar à vista. A manutenção do hábito também se reflete no trabalho: pelo menos 21 empregados temporários deverão ser contratados.
Quando o vício destroi o cotidiano
O Correio conta as histórias de usuários e ex-vicidados que sentem na rotina os efeitos do crack, a droga que ameaça um número crescente de brasileiros. A política de tratamento do governo é ineficaz.
Reação a Chávez
Analistas condenam lei que garante ao presidente venezuelano superpoderes para governar
Câmara Legislativa: Gastança, escândalos e vida mansa
Câmara do Distrito Federal fecha 2010 com um balanço vergonhoso: no ano menos produtivo da atual legislatura, foram apreciados apenas 137 projetos. Em 2008, número chegou a 283. Cada item votado custou, em média, R$ 2,4 milhões. Nos quatro anos de governo, valor reservado no orçamento foi de R$ 1,25 bilhão. Congresso em foco