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A senadora Gleisi Hoffmann (PT) protocolou requerimento na Comissão deEducação, Cultura e Esporte (CE), propondo a criação da Subcomissão Temporáriade Enfrentamento à Violência no Ambiente Escolar. A proposta, que já conta com apoiodas senadoras Angela Portela e Ana Rita, é criar uma subcomissãocomposta por cinco membros titulares e cinco suplentes, com a finalidade de, noprazo de seis meses, realizar um ciclo de diálogos com o objetivo de analisar edebater as relações no ambiente escolar e apresentar propostas ao Poder Públicopara enfrentar esse problema em busca de uma sociedade educadora.
Emsua justificativa, a senadora lembra que o Brasil acompanhou estarrecido, naúltima semana, a tragédia no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, queresultou na morte de 12 crianças. “É emblemático e nos chama a uma profundareflexão o fato de o assassino ter praticado violência de tamanha gravidade em umambiente escolar. A violência nas escolas tem sido tema recorrente já há algunsanos, seja o vandalismo contra o patrimônio escolar, a agressão de alunos oupais contra professores, a prática do chamado bullying entre os alunos, a apreensão de drogas ou armas de fogodentro das escolas, entre outras formas de violência”, diz.
ParaGleisi, é importante que o Poder Público dê a devida atenção ao problema nosentido de conhecer as suas origens, os fatores que a influenciam e colher, emconjunto com a sociedade organizada, as ideias que possam contribuir paraelaboração de um amplo programa de enfrentamento à violência no ambiente escolar.“O que não necessariamente implica a elaboração de novas leis, mas também asugestão de políticas públicas, programas e ações educativas e de comunicaçãosocial que possam contribuir para essa finalidade”, sugere.
Nociclo de diálogos proposto pela senadora, intitulado “Relações do Ambiente Escolar – Em Busca de uma Sociedade Educadora”,a Subcomissão promoverá mesas de debates com convidados sobre os seguintes painéis,entre outros a serem aprovados pelos seus membros: Ambiente escolar; Família eescola; O papel da mídia na formação educacional; Práticas que mudam arealidade.
Segundo a senadora, é tempode toda a sociedade refletir, de maneira geral, sobre as relações no ambienteescolar, as diversas formas de violência que ali têm sido praticadas e quais oscaminhos para a busca de uma sociedade educadora. “E o Senado Federal deveassumir a sua parcela de responsabilidade na condução das discussões dassoluções para esse problema social. Há um sem-número de indagações que precisamser discutidas com especialistas, professores, autoridades públicas, políticos,comunicadores, vítimas da violência, representantes de diferentes cultosreligiosos, lideranças estudantis, enfim, atores da sociedade que têm grandecontribuição a dar a esta Comissão de Educação, Cultura e Esporte para que oSenado Federal possa dar uma resposta consistente para o enfrentamento àviolência no ambiente escolar”, enfatiza.
Assessoria de Comunicação
Débora Matos