Escute a noticia. Clique no Player acima!
O Centro Cultural de Cambé foi tomado por carinhas bonitas e sorridentes de crianças que assistiram a um espetáculo teatral. Sentadas organizadamente no pátio do local, elas viram, ouviram, riram e aplaudiram após cada historinha.
As personagens que desfilaram pelo palco ganharam vida pelas mãos hábeis e a sensibilidade de uma única pessoa: Rubem Carvalho Silva, conhecido no mundo do teatro de bonecos como Cauê.
Ele próprio se classifica como um “cigano itinerante”. Cauê está percorrendo o Paraná com a peça “Hoje é domingo, pede cachimbo”, como parte de um projeto da Secretaria de Estado da Cultura.
Um detalhe: quando a peça é selecionada pela Cultura do Estado, o autor e produtor deve apresentá-la obrigatoriamente em dez municípios escolhidos pelo órgão estadual. Mas o autor e produtor tem o direito de escolher outros dez municípios. E Cauê, que já esteve em Cambé, incluiu o município em seu trajeto.
Aqui ele foi acolhido pela Fundação Cultural e Artística (Funcac), que programou a apresentação para o público infantil. Cauê é, na verdade, o próprio espetáculo e também a estrutura da sua arte.
A peça é ele e os bonecos, nada mais. Parte do palco é a adaptação do trailer que simula um carroção e é puxado pela camioneta amarela berrante. Os bonecos viajam nele, percorrendo estradas que encurtam distâncias de uma cidade a outra e chegam sempre a um lugar onde um público aguarda com muita expectativa as cortinas se abrirem para mais um espetáculo.
PMC