0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
O prefeito João Pavinato manifestou apoio ao protesto organizado pelos moradores da região do Jardim Novo Bandeirantes, sob a coordenação das igrejas Católica e Evangélica, de fechar a PR-445 por 20 minutos a partir das 9 horas desta sexta-feira, dia 8 de outubro. A comunidade reivindica a instalação de semáforos na rodovia estadual, para melhorar a segurança e facilitar a travessia da PR-445.
“A reivindicação é também da Prefeitura de Cambé e faz bem a comunidade em reivindicar para que a instância que é responsável (Secretaria de Estado dos Transportes e Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER) faça as modificações necessárias para melhorar a segurança de pedestres e condutores de veículos”, disse João Pavinato.
O prefeito lembrou que desde o começo de sua gestão negocia com o DER e a Secretaria de Transportes uma solução para melhorar a segurança na malha urbana da PR-445, região do Jardim Novo Bandeirantes. “Já fizemos vários trabalhos junto ao DER e à Secretaria de Estado dos Transportes, inclusive com relatório de ocorrências de trânsito”, informou.
Como resultado dessas solicitações feitas pela Prefeitura de Cambé, o DER e a Secretaria de Estado dos Transportes assumiram compromisso com o prefeito João Pavinato de dar uma solução para o problema. Porém, os órgãos estaduais não puderam cumprir com os seus compromissos devido a dificuldades na esfera do governo do Estado. Os dois órgãos estaduais também sofreram trocas de diretorias, o que contribuiu mais ainda para o atraso nas conversações.
Nas propostas da Prefeitura de Cambé com o DER e a Secretaria de Estado dos Transportes, o prefeito João Pavinato deixou claro que assumiu compromisso com a comunidade e que, portanto, executaria a obra reivindicada. Como a população pede a instalação de semáforos, a administração municipal se responsabilizaria pela melhoria, embora a rodovia seja de responsabilidade do governo do Estado.
Mas, para isso, o DER deve elaborar um termo que determina à Prefeitura de que forma deve ser o projeto técnico para a instalação dos semáforos. Isso inclui, segundo o prefeito João Pavinato, inclusive a necessidade de levantamento para verificar o fluxo de veículos na PR-445 em diferentes horários, para determinar o tempo dos semáforos.
Só com o termo do DER em mãos o prefeito João Pavinato pode entrar com pedido na Câmara de Vereadores, para que o Legislativo Municipal autorize a Prefeitura de Cambé a assumir uma obra que não é de competência do Município.
Após aprovada a autorização, a Prefeitura tem que licitar um profissional para elaborar o projeto técnico e, se aprovado, realizar nova licitação para contratar a execução da obra, que é a instalação dos semáforos.
O prefeito João Pavinato informa à população que, apesar das negociações constantes, ainda não recebeu nem o termo do DER, o que impossibilita qualquer ação da Prefeitura de Cambé. Ele lembra que o prefeito pode sofrer punição pessoal caso execute alguma obra que não é de responsabilidade da Prefeitura.
Por isso, Pavinato reforça que apóia totalmente o protesto dos moradores. “Só espero que não politizem a discussão, ou seja, aproveitem a luta da comunidade para transformar um ato legitimo em palanque. Porque o que interessa nesse protesto é a segurança da população com a conquista do benefício”.