Escute a noticia. Clique no Player acima!
O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (27/09) a nomeação de mais 2.226 policiais militares aprovados em concurso público no início deste ano. Os novos PMs serão convocados por edital e farão curso preparatório em novembro.
“Desde o início do nosso governo, temos investido de forma vigorosa na área de segurança pública, adquirindo novos equipamentos e contratando mais policiais”, disse o governador.
Desde 2011, o Governo do Estado contratou 3.127 policiais (militares, civis e bombeiros) e abriu concurso público para mais 5.264 profissionais. Também houve concurso para preenchimento de 26 vagas de delegado (mais formação de cadastro reserva).
O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, lembra que além das novas contratações foi instituído o pagamento de salário por subsídio, que garante aos policiais paranaenses uma das melhores remunerações do País.
PARANÁ SEGURO – A contratação de policiais faz parte das ações do programa Paraná Seguro. O programa também inclui a entrega de 1.220 novas viaturas para reequipar as polícias, além da compra de armamentos, soluções de inteligência e instalação de novos batalhões, como o da Fronteira.
Além disso, o governador determinou a instalação de Unidades Paraná Seguro (UPS), estruturas de policiamento comunitário montadas em áreas com altos índices de criminalidade. Hoje, são 14 bases em Curitiba, Londrina e Cascavel.
As medidas O programa já registra bons resultados. Em junho deste ano foi registrada a menor taxa de homicídios no Estado desde que o índice começou a ser computado, em 2007, com 170 mortes. No comparativo entre os primeiros semestres de 2013 e 2012, a queda também é significativa, chegando a 17%. A queda da taxa de homicídios é o principal indicador usado para medir a eficiência de ações na área da segurança pública