Escute a noticia. Clique no Player acima!
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou nesta quarta-feira (22) nota técnica ao Conselho Regional de Medicina e outras instituições de saúde para orientar o uso do antiviral oseltamivir no tratamento de todos os casos de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Esta solicitação é para evitar mortes ou doenças graves resultantes do vírus da influenza”, afirmou o secretário.
Hoje há em estoque 500 mil tratamentos de oseltamivir disponíveis no estado. O medicamento é fornecido gratuitamente para toda a população nos serviços de saúde da rede estadual e municipal. Além destes, apenas a Farmácia Popular do Ministério da Saúde detém o medicamento, que é de venda proibida. “Precisamos que as sociedades médicas nos ajudem a orientar os profissionais quanto ao receituário”, afirmou o superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz.
Segundo orientação do Ministério da Saúde, o medicamento só deveria ser oferecido para determinados grupos de pacientes. “No Paraná decidimos manter amplo e irrestrito o fornecimento do medicamento, condicionado à prescrição médica”, disse Paz.
ESTRATÉGIA – Na terça-feira (28) Michele Caputo Neto, que é representante da região Sul no Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, e o superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz, se reúnem com representantes dos estados do sul para fortalecer a posição de manter uma estratégia diferenciada em relação ao enfrentamento do H1N1. A reunião acontecerá em Porto Alegre (Rio Grande do Sul).
A nota técnica está disponível no site www.saude.pr.gov.br