Escute a noticia. Clique no Player acima!
Considerando o respeito, o diálogo e a construção coletiva, as propostas foram sobre a jornada de 30horas, sendo acolhida pela reitoria inclusive com a formalização para servidores do Hospital de Clínicas. A Administração Central poderá encaminhar a proposta em 30 dias para deliberação no Conselho Universitário. A jornada de 30 horas foi implantada em caráter experimental na Universidade de Brasília; a criação de um grupo de trabalho para discutir a possibilidade de alteração na Instrução Normativa nº 02, da Secretaria de Planejamento do governo federal que delibera sobre concessão de adicionais de insalubridade e de periculosidade; a realização de um Conselho Universitário temático sobre política de gestão de pessoas a ser realizado no mês de setembro e a formalização de uma direção de recursos humanos para o HC, em sintonia com a administração da Universidade.
O reitor destacou que desde o início da gestão existe a preocupação em manter um bom relacionamento com as três categorias – estudantes, professores e servidores -, e que em eventos como as audiências públicas e “Diálogos com a Reitoria”, em que os servidores e estudantes se reuniram com o reitor, realizados ao longo destes mais de dois anos de gestão, surgiram diversos temas discutidos durante a greve.
Ele afirmou ainda que a a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (FASUBRA) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) participam de negociações com o governo federal.
Em relação à proposta apresentada, Zaki acrescentou que esta é a hora de retomar as atividades do calendário escolar e pediu que todos avaliem com serenidade e considerem a volta ao trabalho. A nova assembleia da categoria foi marcada para quinta-feira (25), às 9h no RU Central.