Escute a noticia. Clique no Player acima!
O Natal não será mais o mesmo em Cambé. Lorival Batista dos Santos, o mais famoso Papai Noel da cidade, morreu, aos 68 anos, na manhã da última quinta-feira (04/01), vítima de um possível infarto. Ele deixa esposa e dois filhos e netos.
Ele representou o bom velhinho e ajudou a fazer mais feliz o Natal de milhares de cambeenses e moradores de toda a região, por 25 anos.
Nessas décadas manteve vivo a imagem do bom velhinho que entrega presentes às crianças comportadas na véspera do natal.
O eletricista industrial, conhecido como Baiano, sempre deu um toque pra lá de especial ao Natal em Cambé. Ele arrancou sorrisos e fez os olhos não só das crianças brilharem. Devidamente caracterizado, com barbas longas e brancas – que deixa crescer especialmente para a data – e um saco de presentes nas costas, Baiano saía de casa cedo no dia de Natal e percorria os bairros de Cambé, distribuindo brinquedos, doces e alegria.
Tudo começou quando foi entregar uma cesta básica para uma família carente. Levou doces para as crianças da casa, mas muitas outras pediram. Não tinha para todas. Ficou comovido e pensando o que poderia fazer. Foi aí que surgiu a idéia de se vestir de Papai Noel e distribuir doces nas ruas.
A distribuição de brinquedos começou há três anos, quando ele se aposentou. Na ocasião, comprou 500 brinquedos e com a ajuda de amigos arrecadou mais 500.
Durante sua trajetória como Papai Noel, Baiano fez muitos amigos e se tornou uma pessoa conhecida na cidade. Por onde passava, os adultos acenavam e as crianças corriam ao seu encontro. Nesses 25 anos, diversos momentos foram marcantes.
Baiano dizia que o verdadeiro sentido do Natal está nos pequenos gestos, que são capazes de fazer diferença na vida de alguém.
Apaixonado pelo o que fazia, ele torcia para o ano passar rápido para tirar as vestes do guarda roupa e mais uma vez incorporar o bom velhinho.
O Portal Cambé deseja à você, Lorival Batista dos Santos, que descanse em paz e obrigado por sempre ter feito a nossa cidade mais linda durante esses anos.
Fotos: Carina de Jesus Santos Duarte e Cláudio Barros da Silva