Escute a noticia. Clique no Player acima!
Um lendário festival de rock ao ar livre, realizado na zona rural de Cambé e apelidado posteriormente de “Wodstock Pé-Vermelho”, vai completar 41 anos no próximo mês. O nome oficial do evento foi “1.a Colher de Chá – Concerto de Rock Brasil” e entre as atrações se destacavam Mutantes, Joelho de Porco, o portenho Tony Osanah e a banda psicodélica Escaladácida. Também se apresentaram no festival bandas de Joinville ( Banana Tree), Curitiba (A Semente) e da região (Os Vultos e Os Bárbaro).
Entre os organizadores estavam Paulo Cesar Troiano, radialista e promotor cultural conhecido como Paulão Rock `n Roll, Claudio Coimbra, Wilson Vidotto, o Bidu, realizador (em 1969) do 1.o Festival da Canção de Cambé, que revelou a cantora Neuzza Pinheiro, e Carlos Alberto Cavali, baterista da banda Os Bárbaros.
Segundo relato de personagens envolvidas na história, Coimbra já planejava um festa para o Clube Cascata e precisava de uma banda para tocar. Paulão, que conhecia Arnaldo Baptista, sugeriu que trouxessem os Mutantes. Os dois foram até São Paulo, mas chegaram lá com a ideia de transformar a festa em um festival de rock. Com a possibilidade de fazer um show nos moldes do Woodstock (EUA, 1969), a respeitada banda dos irmãos Arnaldo e Sergio Baptista se interessou pela proposta. Com Mutantes na parada, convencer o Joelho de Porco, Tony Osanah e outros músicos foi mais fácil.
As dificuldades para organizar o concerto de rock pioneiro foram grandes. Mesmo assim, como muitas outras pessoas se juntaram ao grupo inicial, a divulgação pode ser feita também em outros estados.
Mochileiros
Cambé e seu festival entraram para a história do rock nacional.