23.4 C
Cambé
terça-feira, novembro 19, 2024

ATENÇÃO PROFESSORES – Nova ação poderá reverter o congelamento de 18 meses para quinquênio, sexta-parte e licença-prêmio

Recentemente foi promulgada a Lei Complementar nº 191/2022, a qual anulou o congelamento de 18 meses para as carreiras da Saúde e da Segurança Pública, tanto na União como nos Estados e municípios.

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

A Lei Complementar 173 de 27 de maio de 2020, permitiu aos estados e municípios receberem recursos federais para o combate à pandemia, tendo como contrapartida restrições ao aumento de despesas, como limitação à contratação de pessoal, proibição de reajustes para servidores, além da suspensão da contagem de tempo de serviço dos servidores para a concessão de anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e demais mecanismos equivalentes.

A referida Lei Complementar teve sua constitucionalidade discutida no Supremo Tribunal Federal, porém a Corte entendeu pela sua validade, e, por tanto, todos os servidores públicos tiveram seus direitos postergados.

Ocorre que recentemente foi promulgada a Lei Complementar nº 191/2022, a qual anulou o congelamento de 18 meses para as carreiras da Saúde e da Segurança Pública, tanto na União como nos Estados e municípios.

Desta forma, restou permitido aos servidores da saúde e da segurança pública contarem com o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço. No entanto, ao devolver o tempo de serviço apenas para parte dos servidores a referida Lei cria um cenário desigual. Razão pela qual, a Lei Complementar nº 191 não é adequada e nem isonômica.

Ponderando que todos cumpriram as tarefas e as responsabilidades impostas pelo momento pandêmico, nada mais justo que o tempo de serviço seja devolvido a todos, principalmente para os servidores da Educação que tiveram de se desdobrar para continuar com as aulas de forma remota, sem que houvesse treinamento adequado e disponibilização de equipamentos.

Assim sendo, embora os demais servidores não tenham sido beneficiados pela nova lei, surgiu-se uma nova possibilidade de levar esse questionamento ao judiciário.

Ana Rita da Silva Vieira, Advogada

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

spot_img
spot_img

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
Podologia Cambéspot_img
https://miliozzi.com.br/loja/
WhatsApp chat