0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
A ANPARA (Associação Norte Paranaense de Revendedores Agroquímicos) comemorou o Dia Nacional do Campo Limpo na tarde da última sexta-feira, 17, na Estrada da Prata, aterro sanitário de Cambé. O objetivo da data é dar mais visibilidade e promover a conscientização da comunidade com relação à importância de destinar corretamente as embalagens vazias de agrotóxico.
Desde junho de 2002, a ANPARA tem realizado atividades que facilitem aos agricultores, comerciantes e fabricantes o cumprimento de leis. O Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado pela associação, foi criado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), com o intuito de reconhecer a participação desses trabalhadores na Logística Reversa, que incentiva as práticas sustentáveis de Tríplice Lavagem para a devolução e destinação correta das embalagens utilizadas nas lavouras.
De acordo com o presidente da ANPARA, Irinel Zambaldi, a associação atende 32 municípios na região do Paraná e aproximadamente 95% das embalagens de agrotóxicos utilizadas nas lavouras retornam para o sistema de reciclagem.
O prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, esteve presente no evento e afirmou que a criação da ANPARA foi um alívio para os produtores. “A associação é um projeto que surgiu de uma necessidade e que resiste há muitos anos. É um alívio para os produtores, pois eles encontraram uma forma de descartar as embalagens sem prejudicar a natureza”.
A associação tem responsabilidade compartilhada e parcerias com algumas entidades como inpEV, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, Emater, SEAB/ADAPAR, prefeituras, Sindicatos Rurais, FAEP, CREA-PR, FEAP, IAP, SEMA, ÁGUAS PARANÁ, universidades, entre outras.