Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, denunciou ter sido vítima de racismo durante a vitória de seu time sobre o Benfica, em jogo válido pelas fases eliminatórias da Liga dos Campeões da Europa. O episódio ocorreu logo após o jogador marcar um golaço no Estádio da Luz, em Lisboa.
Detalhes do Jogo e a Denúncia
Aos quatro minutos do segundo tempo, Vini Jr recebeu um passe de Kylian Mbappé e, de fora da área, marcou um belo gol, acertando o ângulo do goleiro Anatoliy Trubin. No entanto, a comemoração próxima à torcida do Benfica deu início a uma série de eventos que culminaram na denúncia de racismo.
Protocolo Antirracismo Acionado
Após a confusão entre os jogadores, Vini Jr relatou ao árbitro François Letexier ter sido chamado de "mono", que significa macaco em espanhol. O árbitro então acionou o protocolo antirracismo, interrompendo a partida por cerca de dez minutos. Apesar da tensão, o jogo foi retomado sem punições adicionais.
Impacto e Repercussão
O gol marcou a 31ª vez que Vini Jr balançou as redes na Liga dos Campeões, isolando-o como o segundo brasileiro com mais gols na competição, atrás apenas de Neymar. O episódio de racismo gerou repercussão e levantou discussões sobre a necessidade de medidas mais rígidas para combater o preconceito no futebol.
Próximos Passos
Com a vitória por 1 a 0, o Real Madrid leva a vantagem do empate para o jogo de volta, que será realizado no Santiago Bernabeu, em Madri. As equipes se enfrentarão novamente na próxima quarta-feira, às 17h (horário de Brasília), buscando uma vaga nas oitavas de final.





