0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Nesta data serão realizados exames clínicos da cavidade bucal na população acima de 60 anos em todas as Unidades de Saúde de Cambé.
Sobre o Câncer de Boca
O Câncer de boca é um tumor maligno, que pode ocorrer nos lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, língua ou no assoalho de boca, é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo e segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o risco estimado para a doença no Brasil é de 11,54 casos novos a cada 100.000 homens e 3,92 a cada 100.000 mulheres e na região sul, é o sexto tipo de câncer mais frequente em homens.
Durante a I Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca, realizada em maio de 2015, foram examinadas 544 pessoas, sendo diagnosticados dois casos de câncer bucal , quatro casos de lesões potencialmente malignas, além de 45 lesões sem potencial de malignidade.
Fatores de risco
Dentre os principais fatores de risco da doença estão o fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica. A dieta também parece exercer um papel importante na prevenção deste tipo de câncer, alguns estudos alertam que o aumento da ingestão de frutas e verduras contribui para a diminuição do risco de desenvolver a doença. Ainda segundo o INCA, as taxas de incidência da doença relacionada à infecção pelo HPV vêm aumentando entre a população de adultos jovens. A má higiene e o uso de próteses dentárias mal-ajustadas também são fatores de risco, além da exposição ao sol sem proteção, no caso do câncer de lábio.
Para diminuir a incidência da doença é fundamental controlar os fatores de risco e, para reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença, é necessário que haja diagnóstico precoce, que deve ser feito por meio de exame clínico dos tecidos bucais.