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quinta-feira, dezembro 19, 2024

Rodovia Interportos terá estudos técnicos, econômicos e ambientais

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O plano de investimentos da Rodovia Interportos divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Governo do Paraná, através da Secretaria dos Transportes, foi dividido em cinco editais prevendo 17 meses para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com avaliações ambientais e projetos de engenharia. “A preocupação do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável direcionou a elaboração dos editais”, destacou o secretário Mario Stamm Junior ao promover a divulgação da concorrência pública.

No total serão aplicados R$ 26,9 milhões em projetos ambientais e de obras rodoviárias (duplicação de trechos atuais e implantação de novas rodovias em pista dupla) para unir os portos paranaenses por uma autoestrada, incluindo a ponte de 800 metros sobre a baía de Guaratuba. Os editais foram divididos de acordo com os cinco municípios por onde a Interportos passará: Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e Antonina, totalizando 145,15 quilômetros de rodovias duplicadas e dotadas de cuidados ambientais.

“Com a contratação dos estudos para a implantação da Rodovia Interportos, a Secretaria dos Transportes cumpre uma determinação do governador Orlando Pessuti de dotar o litoral de modernas condições viárias para promover o desenvolvimento econômico e social, respeitar o meio ambiente e promover um trabalho multimodal integrado junto à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e ao Departamento de Estradas de Rodagem”, destacou Mario Stamm.

“É preciso potencializar a capacidade dos terminais marítimos paranaenses, sem excluir do planejamento o futuro porto de Pontal do Paraná para dotar a região de um seguro sistema viário que possibilite aumentar a movimentação nos cais paranaenses para 80 milhões de toneladas/ano dentro de uma década”, afirmou o secretário, acrescentando que repotencializar a capacidade do terminal de produtos agrícolas em Paranaguá e capacitar o Litoral para movimentar mais contêineres, tipo de transporte que mais cresce no mundo, é dever do Estado.

GUARATUBA – Para Guaratuba está prevista a implantação em pista dupla do acesso norte à ponte de Guaratuba até a PR-508, incluindo interseção em desnível com 7,5 km, implantação em pista dupla do acesso sul à ponte de Guaratuba até a conexão com a PR-412 com 13,15 km, duplicação e restauração da PR-412 entre o acesso sul à ponte de Guaratuba e a divisa dos estados do Paraná e Santa Catarina com 12,3 km e obras de artes especiais, compreendendo: ponte sobre a Baía de Guaratuba, túnel e viaduto nos acessos e interseções, pontes e obras de contenção com 1,7 km. No total serão 34.65 km. Valor máximo: R$ 10.843.192,68.

MATINHOS – No edital de Matinhos está prevista a implantação em pista dupla da Rodovia Interportos com 14,5 km, implantação em pista dupla das interligações entre a Rodovia Interportos e a PR-412 com 4,6 km, adequação da PR-508 entre a PR-412 e a Rodovia Interportos com 2,5 km, adequação da PR-412 entre o km 54,0 e a PR- 407 com 8,6 km e a adequação do acesso ao ferry-boat entre o km 48,4 da PR-412 e o acesso norte à ponte de Guaratuba com 7,9 km. No total serão 38,1 km. Valor máximo: R$ 3.721.347,24.

PONTAL DO PARANÁ – O edital de Pontal do Paraná prevê a implantação em pista dupla da Rodovia Interportos com 20,45 km, implantação em pista dupla das interligações entre a Rodovia Interportos e a PR-412 com 3,75 km, a implantação em pista simples do binário da rua Iguaçu com a PR-412 com 1,75 km, a adequação da PR-407 entre a PR-412 e a Rodovia Interportos com 1,95 km e a adequação da PR-412 entre a PR-407 e a Zona Industrial Portuária de Pontal do Paraná com 20,3 km. No total serão 48,2 km. Valor máximo: R$ 4.764.801,91.

PARANAGUÁ – Em Paranaguá está prevista a implantação, em pista dupla, entre a BR-277 e a Nova Zona Portuária de Paranaguá (Embuguaçu) com 6,9 km, implantação em pista dupla (parcialmente em via elevada) da ligação entre a Estrada Velha de Alexandra (Av. Munhoz da Rocha) e a Nova Zona Portuária de Paranaguá (Embuguaçu) com 2,4 km, implantação em pista dupla da via de circulação local da Nova Zona Portuária de Paranaguá (Embuguaçu) com 1,2 km e a implantação em pista dupla (parcialmente em via elevada) da ligação entre a Nova Zona Portuária de Paranaguá (Embuguaçú) e a Av.Portuária (Paranaguá) com 4,8 km. No total serão 15,3 km. Valor máximo: R$ 4.359.779,89.

ANTONINA – O menor trecho do projeto está no edital de Antonina prevendo a implantação em pista dupla e parcialmente elevada entre o Porto de Antonina e a BR-277 com 8,9 km. Valor máximo: R$ 3.245.901,30.

EDITAIS – O resumo dos editais foi publicado na edição de quinta-feira (4) dos jornais Diário do Comércio e Indústria de São Paulo, Gazeta do Povo do Paraná e Folha do Litoral de Paranaguá. Os interessados em tomar conhecimento dos cinco editais completos devem procurar a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) na rua Ayrton Senna da Silva,161 em Paranaguá ou acessar o email www.comprasparana.pr.gov.br. Os telefones para contato são 041-3420-1211 e 041-3422-5324.

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