0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Considerando que o Brasil está em estado de alerta com relação a dengue, chikungunya e o zika vírus que está causando a microcefalia já detectada em vários estados do país e considerando também que o Estado do Paraná tem cinco municípios em situação de epidemia de dengue, por apresentarem incidência superior a 300 casos a cada 100 mil habitantes, no próximo sábado, dia 9 de janeiro, haverá uma grande mobilização no Paraná contra o mosquito Aedes aegypti, que tem por objetivo alertar a população sobre a necessidade de fazer uma faxina geral em residências e quintais para eliminar os potenciais criadouros do mosquito. Segundo a Sesa – Secretaria Estadual de Saúde, ações educativas e mutirões de limpeza serão realizados em diversos municípios do estado, marcando o Dia D de combate ao mosquito da dengue, lembrado todo dia 9 de cada mês. As atividades estão sendo organizadas pelas regionais de saúde, em parceria com as prefeituras e sociedade civil organizada.
No município de Cambé a saúde pública através da Vigilância Epidemiológica vai armar uma tenda com mesas para 10 agentes de combate a epidemias realizarem a panfletagem e orientação aos moradores e comerciantes na avenida José Afonso dos Santos, junto ao espaço onde funciona a academia ao ar livre, da região do Jardim Santo Amaro. Para isso, os agentes contam com auxilio de carro de som com mensagem de prevenção contra o mosquito, que além da dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.
Essa ação será realizada dia 9 de janeiro, sábado, das 8 às 17 horas, na avenida José Afonso dos Santos no Jardim Santo amaro, com forme informações do chefe da Vigilância Sanitária e Ambiental Maurício Gomes da Rocha Neto.