Paraná está entre os quatro estados que concentram maior número de denúncias de falsos advogados
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já contabiliza 14.604 denúncias relacionadas ao chamado “Golpe do Falso Advogado”, esquema que tem preocupado a categoria e afetado diretamente a confiança da população.
Nesse tipo de fraude, criminosos se passam por advogados ou representantes de escritórios de advocacia para aplicar golpes, muitas vezes, utilizando nomes reais de profissionais registrados, logotipos da OAB e até números falsos de processos.
Segundo a OAB Nacional, os golpistas entram em contato com os clientes ou partes, fazendo-se passar pelo advogado contratado ou pelo escritório, e solicitam transferências via PIX, alegando que o pagamento prévio de um valor é necessário para liberar um suposto crédito existente no processo, que em muitas vezes nem mesmo se encerrou ou até mesmo já está arquivado. E de acordo ainda com a OAB Nacional, essa abordagem pode ocorrer por meio de: invasão ou clonagem do WhatsApp do advogado ou do escritório, usando até mesmo a foto e o logotipo do mesmo, utilização de números de celular diferentes/aleatórios, onde o golpista se passa pelo advogado, por uma secretária ou até outro suposto advogado do escritório.
Fomos conversar com o advogado e representante da OAB em Cambé, Bruno Passos, e com o advogado criminalista, Marcos Pavinato para sabermos quais medidas a população deve tomar a partir do momento que desconfia da conduta e falas de um advogado.
“A OAB reforça a importância de que cidadãos sempre verifiquem a autenticidade do advogado que entrou em contato antes de realizar qualquer pagamento ou repassar informações pessoais. Para confirmar se a pessoa que está entrando em contato é de fato um advogado regularmente inscrito na Ordem e, para verificar seus contatos oficiais, consulte o site criado pela OAB para coibir estes golpes, que é o https://confirmadv.oab.org.br/ “, comenta o advogado Bruno Passos.
O advogado criminalista, Marcos Pavinato, confirma que é preciso que a população esteja atenta, já que golpistas não poupam nenhuma atividade e seguem tentando levar vantagens em diferentes profissões e áreas. “A advocacia, profissão criada para defender e promover a justiça, também tem sido alvo de golpes e mentiras. Pelo que vimos, o Paraná está entre os 4 estados que mais concentram denúncias de falsos advogados na OAB Nacional. Por isso , sempre oriento meus clientes a tomarem cuidado específicos. O escritório de advocacia tem de ter uma proximidade muito grande com seu cliente, é preciso que o cliente conheça de perto a dinâmica do escritório que contratou. Que fique estabelecido entre advogado e cliente quem entrará em contato e como os pagamentos deverão ocorrer”.
De acordo com a OAB, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, são os estados que concentram mais da metade das denuncias sobre falsos advogados, até este mês (outubro) já são 7.604 casos registrados.
Também segundo a OAB Nacional, quase 22 mil pessoas já acessaram a plataforma https://confirmadv.oab.org.br/, lançada no final de abril deste ano, e 5,721 identidades de supostos advogados não foram confirmadas. Em caso de não confirmação da identidade do advogado que entrou em contato, denuncie à OAB e registre Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima.
E Bruno Passos, representante da OAB Comarca Cambé, finaliza. “É fundamental que a população esteja sempre alerta e desconfie de qualquer solicitação de pagamento prévio ou urgente que venha com a promessa de recebimento de valores, não realizando nenhum pagamento sem a confirmação pessoal com seu advogado contratado”.
Para mais informações:
OAB Londrina
Endereço: R. Gov. Parigot de Souza, 311 – Jardim Caiçaras, Londrina – PR, 86015-650
Sugestão de pautas: @emilymullerjorn






