A Maternidade do Hospital Universitário da UEL começou a aplicar o imunobiológico Nirsevimabe, um anticorpo de dose única, para prevenir o vírus sincicial respiratório (VSR) em recém-nascidos. Este vírus é um importante fator de internações em bebês devido a complicações como bronquiolite e pneumonia.
Proteção Ampliada pelo SUS
O Nirsevimabe, oferecido pelo Ministério da Saúde e incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), amplia a proteção de recém-nascidos e crianças elegíveis em todo o Brasil. Sua aplicação protege imediatamente após a administração, sem a necessidade de estimular uma resposta imunológica ao longo do tempo.
Primeira Etapa de Imunização
No HU-UEL, a primeira etapa de imunização incluiu 28 bebês dos setores da UTI Neonatal, UCI Neonatal, Unidade Canguru e Alojamento Conjunto. A estratégia é destinada a recém-nascidos prematuros com até 36 semanas e seis dias de gestação, e crianças de até 23 meses com comorbidades específicas.
Critérios para Aplicação
Os bebês prematuros nascidos durante o ano receberão o Nirsevimabe. Bebês nascidos a termo com comorbidades, como cardiopatia congênita e fibrose cística, serão imunizados durante a sazonalidade do VSR, de fevereiro a agosto.
Fonte: https://operobal.uel.br






