Escute a noticia. Clique no Player acima!
A Ong Asdaci (Associação de Defesa, Apoio e Cidadania LGBT de Londrina) informou nesta quarta-feira (24) que a 1ª Parada do Orgulho Gay na cidade está cancelada. O evento deveria acontecer no próximo dia 4 de setembro.
A decisão aconteceu depois da Prefeitura divulgar uma nota estabelecendo condições para a realização do evento. Entre as imposições estava a contratação de segurança privada e a disposição de uma ambulância e de banheiros químicos durante o evento. Além disso, o prefeito comunicou que não iria disponibilizar dinheiro público para a Parada Gay e colocou o autódromo Ayrton Senna à disposição dos organizadores.
As propostas porém, não foram bem recebidas pela Ong. Em carta divulgada à imprensa, a Asdaci afirma que a prefeitura “colocou barreiras para que o evento acontecesse, uma vez que o prazo para a elaboração dos documentos necessários para a realização do manifesto no autódromo é longo”.
Além disso, a Ong informou que vários contratos de apoio ao manifesto foram cancelados, pois o evento perdeu a credibilidade sem o apoio da prefeitura.
A Ong diz ainda que vinha sofrendo diversas ameaças e que a partir de agora começa uma luta intensa pelos direitos dos homossexuais em Londrina. “A Asdaci cobra dos vereadores leis municipais voltadas para o público LGBT. Uma vez que nenhum vereador da cidade ou liderança política abraçou a causa e lutou pelo interesse inicial da ONG, que era promover o mesmo. Diversas reuniões foram pedidas nos gabinetes dos vereadores, mas nenhum expressou interesse em participar do manifesto”.