Escute a noticia. Clique no Player acima!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de todas as pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos. A medida inclui também a distribuição e a exposição para venda em todos os tipos de cosméticos em todo o comércio. A proibição é temporária e vigorará até que sejam concluídas as investigações sobre casos de intoxicações.
A Anvisa também alerta para que as pomadas compradas anteriormente não sejam utilizadas enquanto a medida estiver em vigor. Em dezembro do ano passado, a agência já havia alertado para o risco de cegueira temporária causada pelo uso desses produtos. Os efeitos adversos incluem perda temporária da visão, ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão e inchaço dos olhos, dores de cabeça e queda intensa de cabelo.
A Anvisa orienta os consumidores a não usarem ou adquirirem as pomadas e, em caso de uso recente, a lavar cuidadosamente os cabelos. Em caso de contato com os olhos, os olhos devem ser lavados imediatamente com água. Se houver intoxicação, a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo.
Os profissionais de salões de beleza e comércio em geral não podem comercializar esses produtos e não devem usá-los em nenhum cliente. Em caso de efeitos indesejados, é possível informar a Anvisa por meio de um formulário online, informando os dados do rótulo do produto. Profissionais de saúde que atenderem pacientes com danos à saúde devido ao uso dessas pomadas também devem notificar a Anvisa.
A Anvisa continuará monitorando o caso e tomando as medidas necessárias para proteger a saúde da população.
Com informações Agência Brasil