Escute a noticia. Clique no Player acima!
O presidente da Câmara, Conrado Scheller, voltou a reforçar um pedido de sua autoria feito no ano passado para que o executivo municipal estude a possibilidade da implantação da Guarda Municipal em Cambé.
Conrado reconhece, que apesar da guarda municipal não ter o poder de polícia, ela pode em muito contribuir para melhorar as condições de segurança no Município. Ele usou o exemplo da vizinha cidade de Londrina, onde funciona com muito sucesso e bons resultados uma corporação semelhante a que está sugerindo para Cambé.
Conrado afirmou que o reforço para reapresentar o pedido foi motivado por um debate realizado na última sexta-feira (dia 1º),entre comerciantes da região central e vereadores, onde a discussão central foi a necessidade de mais segurança no Município. Segundo ele “chegou-se a conclusão que segurança deve ser encarada de forma global e debatida num contexto geral para se resolver os problemas de toda a cidade e não apenas em pontos específicos”.
O presidente ressaltou ainda a importância do trabalho das polícias civil e militar. “Cada uma tem funções específicas e é fundamental e necessário o fortalecimento dos dois segmentos. Porém, devemos dar um pouco mais de atenção para as ações de investigação desenvolvidas pela Polícia Civil, que geralmente ataca nas origens dos problemas, prendendo os grandes marginais e consequentemente contribuindo para dispersar o foco dos pequenos delitos, cujos praticantes hoje estão enchendo as cadeias, não significando que está acontecendo uma diminuição nos índices de violência”, disse.