Escute a noticia. Clique no Player acima!
A Câmara também aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 27, o pedido de informações da vereadora Ivani da Unidef sobre os critérios utilizados para avaliação médica e física dos aprovados no concurso público realizado através do Edital Nº 001/2010, bem como a respeito das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais.
A vereadora quer saber quais os critérios utilizados no exame médico para o candidato ser considerado apto para exercer as atividades que o cargo requer; quais são os motivos para generalizar que um candidato não tenha possibilidade de realizar:1. Teste de Impulsão Horizontal – Salto Horizontal (masculino e feminino).
2. Teste de Flexão de Quadril em 60 Segundos – “Abdominal” (masculino e feminino).
3. Teste de Corrida de Vai-e-Vem de 20 metros – Teste de Leger (masculino e feminino).
4. Teste de Flexão de Braços na Barra Fixa (masculino e feminino), e não ter possibilidade de ser um bom gari, ser um bom auxiliar de serviços gerais ou um bom auxiliar administrativo?
A vereadora justifica que “vivemos em um país com propensão tanto de cunho cultural, quanto pela sua característica tropical (dias muitos quentes), como por falta de locais adequados, à prática diária de atividades físicas. Nesse quesito venho parabenizar Vossa Excelência, por estar procurando suprir, através das Academias ao Ar Livre, a falta de exercícios físicos cotidianamente. Considerando-se uma pessoa com deficiência, que tem sua mobilidade somente para deslocamento e realização de atividades laborais, praticar teste de flexão de braços na barra fixa é demais”, completa.A vereadora afirma ainda “que os critérios são dúbios e faz-se necessário esclarecimento, para que possamos disciplinar os próximos concursos, não se escondendo aí preconceitos inconscientes ou problemas por falta de informação”, finaliza.