Escute a noticia. Clique no Player acima!
Negociações com o governo federal estão em andamento
O reitor da Universidade Federal do Paraná Zaki Akel Sobrinho, confirmou nesta quinta-feira(18) que as aulas foram adiadas novamente, desta vez sem um prazo para o retorno. “Com a greve dos docentes, a situação ficou complicada”, afirmou. O reitor, porém, garantiu que na próxima semana haverá um esforço para o restabelecimento do calendário acadêmico. Está marcada para quarta-feira(24) nova reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Neste encontro, será homologado o referendo do adiamento.
Em relação às pautas locais, existe uma comissão de negociação da reitoria para conversar com os técnicos, estudantes e professores. Também está marcada uma reunião do Conselho Universitário (Coun) para debater a questão da insalubridade que consta na pauta dos servidores.
Segundo o reitor, o governo federal restabeleceu o diálogo com os movimentos . Já aconteceram várias rodadas de negociações com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o governo sinaliza com valores para reajuste de salários.
O Ministro da Educação Fernando Haddad, em visita a Curitiba ontem, declarou que o Ministério está aberto a negociações. “Nossa intenção é colaborar com o diálogo”, afirmou.
A presidente Dilma Rousseff anunciou na última terça-feira(16) a criação de quatro universidades federais, abertura de 47 campi e a instalação de 208 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia. No mesmo projeto de Lei enviado ao Congresso segue solicitação para a contratação de professores e técnicos por meio do Reuni.
Vestibular
O reitor Zaki Akel Sobrinho também confirmou que a data de inscrição para o vestibular está mantida para esta sexta-feira (19). “Nós temos uma estrutura preparada para o funcionamento das inscrições”, garantiu.