Escute a noticia. Clique no Player acima!
Brincar, preservar e crescer como cidadão. Eloisa Silvaneres Santana, 13 anos, Izabele Alves Santana de Souza, 11 anos, e Pedro Henrique Pacheco, 10 anos, estão neste caminho. Eles fazem parte do grupo de crianças e adolescentes que participam da Oficina de Expressão Hugo Gonçalves, mantido pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI).
Eloisa é aluna da 7ª série do Colégio Olavo Bilac e mora no conjunto habitacional José dos Santos Rocha, conhecido como Mutirão. Está na Oficina de Expressão há dois anos e meio. Izabele cursa a 5ª série no Colégio Érico Veríssimo. Mora no Jardim Santo Antonio e participa da Oficina de Expressão desde 2004. Pedro Henrique está na 4ª série, na Escola Helena Kollody, e mora no Jardim Santa Helena.
No trabalho de reciclagem Pedro gosta de mexer com plástico. Entre as peças que ela mais produziu até agora estão os cavalos de cabeças feitas com garrafas pet presas em cabos de vassoura. Mas Pedro também já produziu muitos vai e vem, também com garrafas recicladas. Eloisa já montou porta retratos com plástico. Izabele menciona os biblioques, também conhecidos como bilboquê. Os três dizem que tem muito apoio dos pais nas atividades da Oficina de Expressão.
Parte dos trabalhos produzidos pelas crianças e adolescentes foram mostrados na Praça Getúlio Vargas, centro de Cambé, durante as comemorações da Semana da Pátria. Por um dia a diretora da Oficina, Sandra Regina Barusso Bordini, e a coordenadora pedagógica Adriana Eli Alves Fávaro acompanharam coordenadores e participantes do programa, que apresentaram suas produções.
Além de peças de plástico, os visitantes conheceram boletins informativos com todas as atividades desenvolvidas na Oficina de Expressão, vasinhos de flores e até pacotinhos de casca de laranja cristalizada, com direito a receber junto a receita de como fazer o preparo.
De acordo com as informações contidas no boletim, estão em funcionamento as oficina de construção (leitura e escrita), artes (desenho, pintura e confecção de brinquedos), dinâmica e reflexão (conversas sobre família, amor, paz e harmonia), golf, horta, orquidário, amor consciente (valorização do corpo e da família), mídia (opiniões e atividades de cidadania), ateliê criativo (bordado e pintura), brinquedoteca, culinária, esporte, informática, música, bate lata (instrumentos musicais) e arte.