Escute a noticia. Clique no Player acima!
Mercado reduz PIB, mas Mantega vê novo ciclo de crescimento
Voltou a cair a previsão das instituições financeiras para o PIB deste ano. Ontem, a pesquisa Focus ficou em 0,33%, em linha com o prognóstico da OCDE, de apenas 0,3%. Em São Paulo, o empresário Benjamin Steinbruch disse que está angustiado com a situação da indústria, mas Guido Mantega garantiu que o Brasil está pronto “para um novo ciclo de crescimento”…
Governo estende benefício sobre lucro no exterior
A três semanas da eleição, o governo estendeu a todas as indústrias brasileiras uma medida que na prática reduz o Imposto de Renda de 34% para 25% sobre o lucro no exterior. A regra já valia para empreiteiras e fábricas de bebidas e alimentos…
O Globo
Manchete : Mantega anuncia redução de IR para a indústria
Estratégia é resgatar confiança de empresários no governo Dilma
Alíquota do Imposto de Renda sobre tributação de lucros no exterior cairá de 34% para 25% em todos os segmentos industriais. Benefício, que hoje é restrito a apenas alguns setores, valerá a partir de outubro
Como parte de uma estratégia para resgatar a confiança de empresários no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Sã o Paulo, que estendeu para todos os setores da indústria manufatureira a redução da alíquota de Imposto de Renda de 34% para 25% sobre lucros no exterior. Com isso, na prática, todas as empresas com subsidiárias no exterior terão o desconto, antes restrito apenas aos segmentos de construção civil, ser viços, bebidas e alimentos. A medida valer á a partir de outubro. (Pág. 3)
Juiz autoriza ida de ex-diretor da Petrobras à CPI
Paulo Roberto Costa, que fez acordo de delação premiada com o Ministério Público após ser preso na Lava-Jato, deve prestar depoimento à comissão mista amanhã, mas tem o direito de ficar em silêncio (Pág. 6)
Foto-legenda : Só deu para encher a ponte
Com a presença do ex-presidente Lula, do líder do MST João Pedro Stédile e de centrais sindicais, cerca de mil pessoas participaram de ato em defesa do pré-sal, no Centro do Rio. O evento serviu principalmente para criticar a candidata do PSB, Marina Silva, principal adversária da petista Dilma. (Pág. 5)
Donos de avião avisaram ao PSB que ele estava irregular
Dois dias depois da queda do jato em que estava Eduardo Campos, dirigentes do PSB ouviram dos empresários que emprestaram o avião que o partido teria problemas para declarar as despesas ao TSE porque a transação de compra da aeronave estava irregular . (Pág. 8)
Marina terá versão mais detalhada de programa de governo
A campanha de Marina Silva (PSB) prepara, para o 2º turno, uma versão mais detalhada do programa de governo. O texto ainda está em elaboração, mas aliados dão como certo que haverá uma definição mais clara sobre o pré-sal. (Pág. 8)
A pedido de Cid Gomes, juíza do CE proíbe ‘IstoÉ’ de circular
A revista foi censurada porque publicou que o governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), foi acusado por Paulo Roberto Costa. (Pág. 7)
Político ofende Ronaldinho
Irritado com engarrafamento causado por fãs do brasileiro, o mexicano Carlos Núñez, do Partido da Ação Nacional, xingou Ronaldinho de macaco no Facebook. (Pág. 3)
Oficiais são presos por corrupção
Vinte e três PMs, sendo cinco oficiais, foram presos ontem por formar quadrilha que, segundo o Ministério Público, recebia propinas na Zona Oeste. O chefe do esquema era o coronel Alexandre Fontenelle, do Comando de Operações Especiais (COE), que reúne a elite da tropa do Rio. (Pág. 12)
Ilimar Franco
Temer quer PMDB unido
O vice Michel Temer começa a conversar para unir o PMDB no segundo turno. Ele quer de volta para o palanque da presidente Dilma os que embarcaram na canoa de Aécio Neves. “Tenho a sensação que o partido pode vir inteiro”, diz Temer . A atitude excludente de Marina Silva contribui para um acordo. A operação está sendo feita para reforçar os votos de Dilma no Rio, na Bahia e no Sul. (Pág. 2)
Merval Pereira
PT enfrentará a mais difícil eleição desde 2006. (Pág. 4)
Míriam Leitão
Com reeleição, uma situação desigual em tudo. (Pág. 22)
————————————————————————————
Zero Hora
Governo reduz IR para reconquistar indústria
Benefício tributário, que já valia para três setores da economia, é estendido para todas as empresas com unidades no Exterior. (Notícias | 22 e 25)
Contradição – Mais empregos e mais seguro-desemprego (Notícias | 6 e 7)
Os planos de Vieira para as rodovias
Candidato do PDT abre série de entrevistas com concorrentes ao Piratini (Notícias | 12 e 13)
Número 3 da PM carioca é preso
Chefe do Comando de Operações Especiais liderava esquema de corrupção (Notícias | 21)
————————————————————————————
Brasil Econômico
Manchete : Mercado reduz PIB, mas Mantega vê novo ciclo de crescimento
Voltou a cair a previsão das instituições financeiras para o PIB deste ano. Ontem, a pesquisa Focus ficou em 0,33%, em linha com o prognóstico da OCDE, de apenas 0,3%. Em São Paulo, o empresário Benjamin Steinbruch disse que está angustiado com a situação da indústria, mas Guido Mantega garantiu que o Brasil está pronto “para um novo ciclo de crescimento”. (Págs. 8 e 9)
Cresce pressão por mudanças no pré-sal
No primeiro dia da Rio Oil & Gas, executivos do setor pediram alteração na exigência de conteúdo local e nas restrições à participação de petroleiras privadas no pré-sal. O governo acenou com o leilão da 13ª rodada de exploração. (Págs. 6 e 7)
Lula lá na Petrobras
Ao participar ontem de um abraço simbólico à Petrobras, o ex-presidente voltou a atacar Marina Silva e fez defesa veemente da estatal. “Os milhares e milhares de trabalhadores dessa empresa não podem ser confundidos com alguém que cometeu erros”, afirmou. (Pág. 3)
Celulares: pagamento é nova fronteira
Samsung, Huawei e Lenovo, três das maiores fabricantes de smartphones do mundo, têm um novo desafio pela frente: a entrada da Apple no mercado de pagamentos móveis que foi anunciada na semana passada. (Pág. 13)
‘Estamos queimando o dinheiro dos royalties’
O Brasil avançou na legislação dos royalties do petróleo, mas ainda precisa avaliar os recursos provenientes da exploração de recursos hídricos e minerais. A avaliação é do advogado especialista Fernando Scaff, que lança esta semana o livro “Royalties no petróleo, minério e energia”. (Pág. 5)
Mosaico Político
Gilberto Nascimento
CATÓLICOS CONTRA MARINA
Líderes da Igreja Católica – que não costuma anunciar apoio oficial a candidatos à Presidência da República -, tendem a apoiar no segundo turno a presidente Dilma Rousseff (PT) ou anular o voto, caso realmente Marina Silva (PSB) seja a outra concorrente. Especialistas avaliam que os grupos antipetistas na Igreja não deverão votar em Marina por ela ser evangélica. (Pág. 2)
Relatório D.C.
Rogerio Studart
JOGANDO VERDE
Na semana passada, Paulo Nogueira Batista (PNB) escreveu que encontrara na porta do FMI “outro brasileiro que representa o Brasil em uma das instituições internacionais aqui em Washington” (jornal “O Globo”, “Economia verde”, sábado, 6 de setembro). O personagem era um triste oportunista que buscava, em última hora, encontrar alguma afinidade com a candidata Marina Silva. (Pág. 11)
O mercado como ele é…
Luiz Sérgio Guimarães
DÓLAR TEM SEXTA ALTA SEGUIDA
O mercado de câmbio persiste pessimista acerca da possibilidade da sua candidata favorita Marina Silva reassumir a dianteira da corrida eleitoral. Continuou ontem “realizando” o excesso de otimismo demonstrado de 26 de agosto até 5 de setembro, quando se iniciou a reação de Dilma Rousseff. (Pág. 32)
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete : Alckmin maquia programa de combate ao crime na TV
Sistema de Nova York citado em propaganda eleitoral não tem prazo de conclusão
A campanha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, exibe no horário eleitoral sistema de combate ao crime que ainda não funciona plenamente. O Detecta também utiliza informações com problemas. Segundo a propaganda, Alckmin importou o programa de Nova York. Nas peças da TV, suspeitos são identificados por meio de uma câmera e então a polícia é acionada, mas não existe um software configurado para isso no Estado. (…) A campanha do PSDB reconheceu, em nota, que o programa, apresentado na televisão não representa o atual estágio do Detecta. (Eleições 2014 A4)
Foto-legenda : Passinho
A presidente Dilma (PT) dança com jovens na Central Única de Favelas, no Rio; em outro ponto da cidade, seu antecessor Lula, em ato com sindicalistas, disse que Marina Silva (PSB) vai ‘terceirizar’ a Presidência. (Eleições A8)
PSB critica modelo de exploração do PT para o pré-sal
Bandeira do governo Dilma, o modelo de exploração do pré-sal, que impõe à Petrobras o controle das áreas, recebeu crítica do PSB de Marina Silva, rival da presidente na eleição. Para Walter Feldman, chefe da campanha, a política de conteúdo local é “doutrinária” e a estatal não “responde à demanda”. (Eleições 2014 A5)
Foto-legenda : Cineasta fiel
Fernando Meirelles e Marina em evento com artistas em SP; de acordo com a campanha, diretor dará consultoria a programas de TV se ela for ao 2° turno. (Eleições 2014 A11)
Justiça do CE manda recolher ‘IstoÉ’ a pedido de Cid Gomes (Poder A11)
Funcionários da Santa Casa caem depois de consultoria
Dois membros da cúpula da Santa Casa que receberam R$ 100 mil, como consultores, do principal fornecedor do hospital foram desligados de seus cargos. A Folha revelou o caso na quinta-feira (11). Antonio Carlos Forte, ex-superintendente, e Hercílio Ramos, ex-tesoureiro, disseram que as consultorias não trouxeram ônus para a Santa Casa, cuja dívida é de R$ 350 milhões. (Cotidiano C4)
Governo estende benefício sobre lucro no exterior
A três semanas da eleição, o governo estendeu a todas as indústrias brasileiras uma medida que na prática reduz o Imposto de Renda de 34% para 25% sobre o lucro no exterior. A regra já valia para empreiteiras e fábricas de bebidas e alimentos. (Mercado B1)
Operação no Rio prende 23 PMs acusados de extorsão (Cotidiano C1)
Iraque terá o apoio militar de 26 países contra o Estado Islâmico (Mundo A12)
Carlos Heitor Cony
Não votaria em ninguém, mesmo que fosse obrigado
Dilma e Marina baixaram o nível da campanha. Entre as duas, meu coração e meu voto não balançam. Mesmo que fosse obrigado, não votaria em ninguém. Sou um anarquista triste, humilde e inofensivo. (Opinião A2)
Editoriais
Leia “A política como ela é”, a respeito de fisiologismo em campanhas eleitorais, e ” No topo se fala inglês”, acerca de lista de pesquisadores influentes. (Opinião A2)
VALOR
Corrida presidencial agita o mercado
Nível de usinas põe em risco a oferta de energia no verão
A demanda por energia no horário de pico no início do verão deve se transformar em um novo quebra-cabeça para o ONS. Com a queda acentuada dos reservatórios nos últimos meses, pelo menos oito hidrelétricas estão tecnicamente impossibilitadas de produzir o máximo de sua capacidade
AB InBev busca crédito para comprar Miller
A gigante belga-brasileira das cervejas AB InBev negocia com bancos um financiamento para sustentar a compra de sua concorrente global SABMiller, em um negócio de US$ 122 bilhões
PT quer Cemig menos voltada ao mercado
Líder nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, prepara uma série de mudanças na gestão da Cemig, que tem ações em bolsa
Ana Patrícia Botín reiterou a confiança nos negócios brasileiros, em sua primeira aparição desde que substituiu o pai na presidência do conselho do Santander. Ela participou de assembleia que aprovou o aumento de capital do Santander Espanha para compra das ações do Santander Brasil
BC aperta fiscalização no câmbio
O BC anunciou, na semana passada, para todas as corretoras independentes do país, um novo sistema de fiscalização e controle remoto que buscará evitar fraudes e melhorar os controles no mercado de câmbio, principalmente nas transações de baixo valor que têm trâmites simplificados
Governo corta incentivos à JAC Motors
O governo suspendeu os incentivos fiscais, previstos no regime automotivo, à JAC Motors, impedindo a montadora chinesa de importar carros sem a sobretaxa de 30 pontos percentuais no IPI
Benefício ao exportador é ampliado
O governo estendeu a toda a indústria de transformação o crédito tributário de 9% do IR sobre o lucro obtido no exterior. A intenção é equiparar a carga do imposto entre empresas brasileiras e estrangeiras. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após reunião com empresários
BRASIL
Nível crítico de oito usinas complica geração de energia no pico do verão
Com a queda acentuada dos reservatórios, o atendimento da demanda por energia no horário de ponta deve se transformar em um novo quebra-cabeça para o ONS no início do verão
Governo reduz vazão de Três Marias novamente
Adiamento de leilão abre espaço para hidrelétricas
A tragicomédia da propaganda eleitoral
Não deixa de ser trágico (e cômico!) assistir, na propaganda eleitoral na televisão, à indecente desonestidade intelectual de um dos lados e a indigente ausência de ideias do outro
Governo diminui carga sobre lucro da indústria no exterior
A intenção da equipe econômica é equiparar a carga de IR sobre lucros no exterior entre empresas brasileiras e as companhias de outros países. Para analista, medida é pontual
Reintegra estende benefícios para o setor de celulose
Ministro adota versão econômica de ‘discurso do medo’
Para economistas, ajuste vai demorar de um a dois anos
Câmbio e aumento de renda elevam déficit em viagens internacionais
Rombo descolou da média histórica – ao redor de US$ 5 bilhões em 12 meses desde a estabilização econômica – e se multiplicou quase por quatro desde 2009
China e EUA devem ganhar espaço na exportação, diz HSBC
TCU vai avaliar ‘pedaladas’ do Tesouro após eleições
A Secretaria de Controle Externo da Fazenda Nacional deve receber hoje autorização para iniciar as inspeções nos órgãos federais supostamente envolvidos
Analistas revisam PIB de 0,48% para 0,33%
Pela 16ª semana consecutiva, analistas do mercado financeiro reduziram suas expectativas para o crescimento da economia neste ano, segundo Boletim Focus
Inadimplência em SP é a menor desde 2012
Em termos relativos, em agosto 13% das famílias estavam inadimplentes, ante 13,5% em julho e 17,4% registrado em agosto de 2013
EBC
Edição: Equipe Fenatracoop