Escute a noticia. Clique no Player acima!
Câmaras já criaram 183 vagas de vereador no RS – A sentença de criminosos que deixam a prisão – Transportes. Documentos do TCU mostram que o ministro Passos mentiu. – Foragidos do crack recebem proteção – Médicos deixam de atender pelos planos de saúde – PF investiga indenizações à beira das estradas – O país onde mulher negra não tem vez – Encargo trabalhista já é um terço dos custos com mão de obra…
O Globo
Manchete: Demissões não eliminam foco de corrupção no Dnit
Montado para impedir fiscalização, órgão tem 150 diferentes redes de dados
Para mudar o Ministério dos Transportes e pôr fim a esquemas de corrupção em órgãos como o Dnit não bastará demitir dirigentes, como tem feito a presidente Dilma. Com uma engrenagem azeitada para impedir a fiscalização, o Dnit tem uma gestão caótica e procedimentos desenhados para esconder a corrupção. Há mais de 150 sistemas diferentes de informação na sede e nas 23 superintendências regionais, o que dificulta qualquer controle. Consultores terceirizados entregam projetos de engenharia de baixa qualidade e sem assinar, o que resulta em obras com múltiplos termos aditivos para ampliar custos e prazos. Um plano de gestão e ética, feito por funcionários, chegou a ser levado ao diretor-geral afastado Luiz Antônio Pagot, propondo cobrança de resultados como na iniciativa privada, mas foi engavetado. (Págs. 1 e 3)
Noruega busca razões do massacre
Em estado de choque após dois atentados que fizeram pelo menos 91 mortos, a Noruega tenta entender as razões do terrorista, um extremista norueguês sem vínculos aparentes com grupos radicais. (Págs. 1 e 44)
Gasto com frota da PM compraria 1.200 carros
Os gastos do estado com a manutenção terceirizada de carros da PM – R$ 47 milhões – seriam suficientes para triplicar a frota. O Ministério Público investiga indícios de superfaturamento no negócio. (Págs. 1 e 18)
————————————————————————————
O Estado de S. Paulo
Manchete: Expansão de universidades federais tem 53 obras paradas
Empreiteiras abandonam construções em 20 instituições; MEC reclama da legislação
O Ministério da Educação tem hoje quase 2 milhões de metros quadrados em obras nas universidades federais. A expansão e renovação das instituições, porém, está com 53 obras paradas em 20 diferentes universidades. São moradias estudantis, laboratórios e salas de aula que ainda não estão prontas. O ministério diz que construtoras e empreiteiras responsáveis pelas obras abandonaram canteiros, faliram ou ficaram sem recursos para cumprir seus compromissos.
O ministro Fernando Haddad (Educação) reclama das dificuldades que o governo e as instituições têm para cancelar os contratos quando há abandono das obras. “A legislação é muito desfavorável ao setor público”. (Págs. 1 e A23)
“Faxina” mira braços do Dnit nos Estados
Depois de completar a “faxina” no Ministério dos Transportes, o governo federal pretende fazer um trabalho semelhante nas superintendências estaduais do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit). Em todo o País, o Dnit tem 23 superintendências, e pelo menos 15 apresentam problemas como corrupção, superfaturamento de obras, fraude em licitações e tráfico de influência. (Págs. 1 e A4)
Encargo trabalhista já é um terço dos custos com mão de obra
Estudo da Fiesp mostra que os encargos sobre a folha de salários no Brasil já correspondem a 32,4% dos custos com mão de obra na indústria. Trata-se do valor mais alto de toda a amostra, superior à média dos 34 países estudados (21,4%). Na Europa, o peso é de apenas 25%. ( Págs. 1, B1 e B4)
Roberto Romano
Segredo e bandalheira
A luta pela transparência, que muitos fingem conduzir, não passa de “bravata”. O segredo embaralha interesses privados e assuntos de governo. (Págs. 1 e A2)
Notas & Informações
O bloco do Euro continua
E poderá continuar desfilando com 17 integrantes se a Grécia aproveitar e vencer a crise. (Págs. 1 e A3)
————————————————————————————
Correio Braziliense
Manchete : Maldição dos 27 cala a voz do século 21
Amy Winehouse * 14/09/1983 + 23/07/2011
Uma tragédia anunciada. A cantora e compositora britânica foi encontrada morta no chão de casa em Londres. Com apenas oito anos de carreira e dois álbuns, Amy Winehouse segue a sina de ícones como Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Henrix e Kurt Cobain. Todos com uma conturbada trajetória que envolvia altas doses de álcool e drogas. A autópsia está prevista para hoje. (Págs. 20 e 21)
PF investiga indenizações à beira das estradas
Há suspeita de que pessoas poderiam ter sido pagas para invadir áreas da União, prática facilitada pela omissão do Dnit, conforme constatou o Correio. Reportagem percorreu quatro regiões do país. (Págs. 2 e 3)
O drama de quem vai perder a casa por causa da Copa
(Págs. 8 a 10)
O país onde mulher negra não tem vez
Desemprego entre homens brancos no Brasil é de 4,4%, menor que a média nacional. Entre elas, o índice mais que dobra: salta para 9,2% (Págs. 12 e 13)
————————————————————————————
Estado de Minas
Manchete : Medo, violência e morte no paraíso
A violência mudou o clima de um dos destinos dos mineiros em férias. O número de homicídios dobrou e o de asssaltos cresceu 1.066%, em Porto Seguro e região, no Sul da Bahia. Assaltada em Arraial da Ajuda, no mesmo dia em que morreu a professora Marildes Marinho, da UFMG, a arquiteta Graziela Mansur, com medo, arruma as malas para voltar a BH. (Pág. 1)
Grandes chances nas cidades de médio porte
Beneficiadas por uma onda de investimentos, cidades mineiras de 200 mil a 500 mil habitantes vivem fase de aumento da oferta e da qualidade dos serviços e abertura de faculdades. Montes Claros, Betim e Divinópolis estão entre esses polos atraentes. (Pág. 1)
Falha do Dnit: lotes na beira da estrada (Pág. 1)
————————————————————————————
Jornal do Commercio
Manchete : Foragidos do crack recebem proteção (pág. 1)
Médicos deixam de atender pelos planos de saúde (pág. 1)
————————————————————————————
Veja
Manchete: Terror no país da paz
O terrorista Anders Behring Breivik, ultranacionalista de 32 anos, preso em Oslo, deixou na internet um rastro de ódio ao multiculturalismo. (pág 1)
Corrupção
O pedreiro “laranja” de 8 milhões de reais e os truques mais usados para roubar nosso dinheiro. (Pág 1)
————————————————————————————
Época
Manchete: Agência Nacional da Propina
Época obteve vídeos, cheques e documentos que revelam como o aparelhamento partidário transformou a Agência Nacional do Petróleo numa central de achaque e extorsão. (Pág. 1)
————————————————————————————
ISTOÉ
Manchete: Corpo artificial
Instituto de pesquisa dos Estados Unidos anuncia a criação de um fígado humano, e a medicina dá um importante passo para a fabricação de órgãos vitais em laboratório, como já acontece com traqueia, bexiga, rins e até vasos sanguíneos. Como isso pode revolucionar os tratamentos de saúde. (Pág. 1)
Transportes. Documentos do TCU mostram que o ministro Passos mentiu. (Pág. 1)
————————————————————————————
ISTOÉ Dinheiro
Manchete: EUA no limite
Com uma dívida de US$ 14,3 trilhões e uma guerra política no Congresso, os Estados Unidos espalham pelo mundo o medo do calote e de mais uma crise econômica global. Saiba como esse cenário afeta os negócios no Brasil. (Pág 1)
Vale: sob fogo cruzado das siderúrgicas. (Pág. 1)
————————————————————————————
Carta Capital
Manchete : O Brasil e a crise
O cenário externo piora e impõe novos desafios à economia nacional. (Pág. 1)
Análises de Delfim Netto, Luiz Gonzaga Belluzzo e The Economist. (Pág. 1)
Eleições 2012
Nem Mercadante nem Marta. Lula prefere Haddad. (Pág. 1)
Mídia
O cerco a Murdoch nos dois lados do Atlântico. (Pág. 1)
————————————————————————————
EXAME
Manchete : O homem que derrotou Abílio
Após vencer a batalha contra o sócio brasileiro, o francês Jean-Charles Naouri diz que vai fazer valer o acordo que o tornará dono do Pão de Açúcar: “Paguei caro e não vou desistir”.
Mas a guerra não acabou: Abílio ainda quer comprar o Carrefour. (Pág. 1)
Especial
De um lado, o governo promove fusões de empresas. Do outro, quer defender o consumidor. A conta não fecha. (Pág. 1)
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: Câmaras já criaram 183 vagas de vereador no RS
Cresce no interior mobilização contra lei que permite mais 469 cadeiras em 122 municípios, mas 46 cidades se adiantaram e aprovaram aumento. (Págs. 1, 4 e 5)
A sentença de criminosos que deixam a prisão
No retorno às ruas, ao deixar a cadeia de forma condicional ou provisória, criminosos encontram a morte. (Págs. 1 , 28 e 29)
Clipping Radiobrás