Escute a noticia. Clique no Player acima!
Crianças, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social formam o público-alvo atendido pelas ações sociais e gratuitas promovidas pelo hospital com foco na promoção da saúde.
Amanda de Santa
A responsabilidade social sempre norteou o trabalho do São Francisco Instituto Vida. Durante mais de 70 anos de história, a instituição já realizou uma série de ações e projetos gratuitos em benefício da comunidade cambeense. Esse trabalho entra em uma nova fase em 2018. Mulheres, crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social formam o público-alvo dos três principais programas sociais conduzidos pela instituição: Aprendendo a Ser Mãe, Um Olhar para o Idoso, e Campanha Viva Melhor.
O foco do programa Aprendendo a Ser Mãe é oferecer atendimento humanizado às gestantes durante o pré-natal, parto e puerpério. O hospital é um dos cinco do Paraná entre os participantes da segunda fase do projeto Parto Adequado, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que visa reduzir o número de cesarianas sem indicação clínica por meio da promoção da educação continuada, incentivo ao parto normal e humanizado e ao aleitamento materno.
Em abril, a instituição inaugurou o Quarto de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) e se tornou o primeiro hospital da região a investir em uma estrutura física especialmente projetada e equipada para oferecer conforto, segurança e privacidade às gestantes em trabalho de parto. O espaço possui cama, banheira de imersão, televisão, frigobar, banheiro privativo, iluminação especial, bola suíça e banqueta de parto, que atuam como métodos não farmacológicos para alívio da dor. Doulas e acompanhantes são bem-vindos.
Dentro do programa Um Olhar para o Idoso, o destaque é a oficina Memória Eu Estimulo a Minha, que já está na segunda turma. As atividades com grupos de pessoas com mais de 60 anos são conduzidas pela assistente social e gerontóloga, Liz Clara Campos, semanalmente, no auditório da instituição. Para humanizar o atendimento ao idoso, a instituição investiu recentemente em adequações na estrutura física e treinamento profissional das equipes.
A gestora financeira do São Francisco Instituto Vida, Michele Sonomura Casimiro, explica que as ações socioeducativas para os idosos são acompanhadas por profissionais de diversas áreas da saúde, que avaliam, monitoram e orientam os participantes na prevenção e tratamento de doenças crônicas. “A nossa intenção é aumentar e diversificar as atividades para que mais idosos se interessem em participar e recebam acompanhamento”, adianta.
Dentro da Campanha Viva Melhor estão incluídas as ações de voluntariado; serviços gratuitos oferecidos em datas comemorativas do calendário de saúde – como aferição de pressão, orientação nutricional, testes de glicemia, para citar alguns exemplos -; procedimentos cirúrgicos e atendimentos em parceria com o poder público municipal; e disseminação de informações relevantes de saúde, nos canais da instituição, com o objetivo de conscientizar para uma vida mais equilibrada e saudável.
A administradora hospitalar do São Francisco Instituto Vida, Keila Cinara Feltran Chinaglia, explica que todos os projetos foram pensados para atender a demanda do município de Cambé numa integração entre as áreas da saúde e assistência social. “Com essas ações esperamos contribuir para a prevenção de doenças, humanização do atendimento, redução da fila de espera do SUS [Sistema Único de Saúde] para alguns procedimentos, promoção de educação continuada dos profissionais de saúde”, cita.
Michele Casimiro explica que os eixos e diretrizes de cada programa foram escolhidos de acordo com o que preconizam os ministérios da Saúde e de Desenvolvimento Social, as políticas públicas do país e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “Fornecer informações multissetoriais, promover a saúde e a prevenção são ações fundamentais”, afirma. Segundo ela, as atividades visam contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil, envelhecimento saudável e promoção do bem-estar da população.
Sobre o hospital
O São Francisco Instituto Vida é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende convênios, particulares, cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS), e oferece serviços médicos e hospitalares de urgência e emergência. Possui em sua estrutura Pronto Socorro 24 horas; Unidade de Terapia Intensiva (UTI); Centro Cirúrgico; Unidades de Internação; Centro de Especialidades; Laboratório de Análises Clínicas (Clinilab); e Serviço de Imagem (Ultramed). A instituição está localizada na Rua Presidente Kennedy, 163, no centro de Cambé.