A cidade de Cambé recebe, a partir da próxima segunda-feira (10), a exposição fotográfica “Um Olhar Sobre as Hortas Comunitárias de Cambé”, da fotógrafa cambeense Marcia Mendonça. A abertura oficial será às 19h30, no Centro da Juventude (CEJU).
A mostra reúne 42 imagens captadas nas hortas dos bairros Jardim Tupi, Jardim Ana Rosa e Cambé V, revelando o cotidiano de famílias que transformam a terra em alimento e convivência comunitária.
Com sensibilidade e técnica apurada, Marcia Mendonça documenta o trabalho coletivo que envolve dedicação, união e amor pela terra. As fotografias evidenciam canteiros verdes e produtivos, além de destacar o valor humano e social por trás de cada horta.
Valorização do programa e impacto social
A proposta da exposição é dar visibilidade ao Programa Hortas Comunitárias de Cambé, reconhecido como referência em todo o estado do Paraná por seu impacto social, ambiental e econômico. Atualmente, o município conta com 26 hortas comunitárias distribuídas por todas as regiões da cidade, beneficiando cerca de 2 mil pessoas, direta e indiretamente.
Além de promover a alimentação saudável, o programa fortalece vínculos entre os moradores e contribui para a sustentabilidade urbana, estimulando práticas coletivas e geração de renda local.
Contexto histórico das Hortas Comunitárias
O Programa Hortas Comunitárias de Cambé é considerado o maior e mais longevo projeto social da história do município. Surgiu em 1983, como resposta a um período de dificuldades enfrentadas pelas cidades paranaenses após a geada de 1975 e o consequente êxodo rural.
Na época, as hortas foram uma alternativa para organizar famílias em torno da produção de alimentos, combatendo a fome e a desnutrição infantil. Desde então, o projeto foi mantido por todas as administrações municipais, consolidando-se como um exemplo de política pública duradoura.
Nas hortas, são cultivados legumes, verduras e temperos frescos e orgânicos. As famílias responsáveis pelos canteiros vivem nos próprios bairros e produzem tanto para o consumo próprio quanto para comercializar o excedente.
A mostra e sua importância cultural
A exposição conta com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Prefeitura de Cambé. A iniciativa valoriza não apenas o trabalho dos horticultores, mas também a memória cultural e social da cidade.
De caráter itinerante, a mostra permanecerá no Centro da Juventude de Cambé (Av. Pedro Viriato Parigot de Souza, 953 – Jardim Castelo Branco) entre os dias 10 e 25 de novembro. Em seguida, será exibida no Centro Cultural de Cambé (Rua Otto Gaertner, 210 – Centro), onde ficará por mais 15 dias. A entrada é gratuita.






