Escute a noticia. Clique no Player acima!
A partir desta terça-feira (10), as Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado começam a vacinar meninas de 9 a 11 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A vacinação que já era disponibilizada para meninas de 11 a 13 anos, agora visa imunizar também pré-adolescentes a partir dos 9 anos completos.
De acordo com o departamento de epidemiologia da secretaria municipal de saúde pública, a meta em Cambé é vacinar 2.703 meninas, na nova faixa etária.
Outra novidade comunicada pelo Ministério da Saúde é que mulheres de 9 a 26 anos completos, que sejam portadoras do HIV, também devem procurar pela imunização.
O HPV é transmitido na relação sexual e de mãe para filho, durante o parto. Segundo a Sesa, a estratégia do Ministério da Saúde é vacinar as mulheres antes do início da vida sexual.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.
Mais informações: 3174-0224.