Escute a noticia. Clique no Player acima!
Nesta Quinta feira dia 10 de Outubro de 2013, Policiais Militares da Segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental, pertencentes ao pelotão de Londrina, realizaram uma operação nos rios Tibagi, Congonhas e Cerne, atuando principalmente nas cidades de Sertanópolis, Sertaneja e Jataizinho, localizando ao todo mais de 500 (quinhentos) metros de rede, além de um espinhel de 50 (cinqüenta) metros e 12 anzóis de galho.
Na cidade de Sertanópolis dentro do leito do rio do cerne foram localizados 110 metros de rede de pesca predatória de tamanhão irregular e instaladas em desconformidade com a legislação, 12 anzóis de galho e ainda uma peneira utilizada para a captura de espécimes menores que o tamanho permitido, e que o local da apreensão é proibida a prática de pesca por ser desembocadura de rio, e que somente a uma distancia mínima de 500 metros do local da apreensão poderia ocorrer a pesca com redes.
Já na cidade de Jataizinho, no leito do rio Tibagi, os policiais localizaram 180 metros de rede e um espinhel com aproximadamente 50 metros de comprimento, no local da apreensão existe uma lagoa marginal onde é proibida a pesca por caracterizar área de reprodução de espécimes, normalmente funcionando como berçário natural para a reprodução de peixes.
Em Sertaneja, no leito do Rio Congonhas, foram encontrados aproximadamente 215 (duzentos e quinze) metros de rede para a pesca sem qualquer tipo de identificação o que caracteriza como pesca predatória por serem redes instaladas por pescadores não autorizados para esta pratica, contrariando as normas de pesca profissional e assim o material de pesca foi apreendido.
Durante estas ações foram abordados mais de cem pessoas nas atividades de fiscalização, alem de diversos veículos e embarcações, sendo que as equipes policiais continuam as atividades com objetivo de identificar e penalizar os infratores que cometeram estes crimes ambientais.
As ações de policiamento ambiental defendem o meio ambiente e as operações aquáticas continuarão e serão intensificadas ainda mais pela aproximação do período da piracema, destinada ao defeso com a proibição da pesca profissional de peixes nativos da região para a proteção de sua reprodução.
É ordem direta do governador Beto Richa e de nosso comandante do BPMA, Senhor Tenente Coronel Chehade Elias Geha que as ações de proteção ambiental sejam intensificadas, e o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.
Relembrando a todo cidadão ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais, é construir um mundo melhor, então participe você também denunciando a qualquer hora os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.