Escute a noticia. Clique no Player acima!
O setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Cambé divulgou o balanço total das duas etapas do mutirão de limpeza contra a dengue realizadas em todo o município de Cambé. Foi totalizado 110 caminhões com 18 toneladas de lixo que acumulavam àgua e que podiam tornar-se focos criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Os números da dengue em Cambé, contabilizados pela saúde pública, no dia 3 de maio são os seguintes: 909 casos notificados; 114 casos confirmados e a orietação é que diante de qualquer sintoma tais como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, manchas na pele, náuseas, vômitos, tonturas, dores no corpo, nos ossos e nas articulações procure o posto de saúde mais próximo da sua residência evitando a auto medicação. Procure orientação da saúde pública ou do seu médico. Segundo o chefe da Vigilância Ambiental, o biólogo Maurício Gomes da Rocha Neto, o aumento do índice de infestação é relacionado aos fatores climáticos, principalmente devido ao calor excessivo e ocorrência de chuvas no período. Maurício informa ainda que o principal vetor de infestação são os materiais recicláveis que acumulam água.
As secretarias de Saúde, Obras, Agricultura e Meio Ambiente e Comdec foram envolvidas diretamente nesse mutirão com caminhões, servidores, agentes de endemias e colaboradores.
O setor de vigilância ambiental pede a colaboração dos moradores do município no sentido de continuar retirando todo material que acumule àgua dentro dos quintais e terrenos vazios colocando-os em frente a sua casa para ser retirados pela coleta de lixo feita pela Prefeitura de Cambé através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.