Escute a noticia. Clique no Player acima!
Crise entre instituições afeta as investigações sobre o leite; Protagonistas da Operação Leite Compen$ado, Ministério Público e Ministério da Agricultura entram em conflito que ameaça acesso a dados,parceria na apuração de crimes e fiscalização rigorosa…- ‘O povo tem o direito de se indignar’, diz Dilma na TV Em discurso pelo 07 de Setembro, presidente retoma os cinco pactos que propôs após manifestações populares…- Inflação volta a subir sob pressão do dólar; O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou inflação de 0,24% em agosto, indicando que a alta do dólar já contamina preços. A inflação acumulada no ano é de 3,43%…
O Globo
Manchete: De volta às ruas: Exército pode usar força para proteger desfile
No Dia da Independência, segurança é reforçada pelo país; máscaras causam polêmica. Convocação para protestos em 172 cidades está sendo feita nas redes sociais, e reivindicações vão desde melhoria dos serviços públicos até prisão de mensaleiros. Em Brasília, protestos começaram ontem. Depois da onda de protestos de junho e julho, o Sete de Setembro terá segurança reforçada, desfiles mais curtos e uma pergunta: com ou sem máscara? No Rio, o Comando Militar do Leste, num recado aos Black Blocs, avisou que não vai tolerar ações violentas e que os militares estão aptos para fazer a autodefesa das tropas e proteger o patrimônio público. A “Operação Sete de Setembro”, com manifestações de variadas correntes políticas, mais uma vez está sendo convocada nas redes sociais. No Distrito Federal, onde o desfile terá a presença da presidente Dilma, a preocupação maior é com ataques ao Congresso. Os acessos à Esplanada dos Ministérios serão fechados. Em Belo Horizonte, Brasília e Recife, o uso de máscaras está proibido. No Rio, os mascarados têm de se identificar. Em São Paulo, o uso foi liberado. (Págs. 1 e 3 e 4)
Colunistas
Zuenir Ventura A tensão produziu um efeito benéfico: levou a medidas preventivas contra excessos no 07 de Setembro. (Págs. 1 e 23) Cacá Diegues: Violência e corrupção só podem ser combatidas com um compromisso comum de toda a sociedade, sem direito a exceções. (Págs. 1 e 22)
De máscara: Caetano usa símbolo dos Black Blocs para pregar paz
Trajado como um Black Bloc, Caetano condena proibição de máscaras e pede que todos saiam hoje mascarados, como no carnaval, para combater a violência sem violência. (Págs. 1 e 4)
Justiça decreta prisão de Black Blocs
A Justiça decretou a prisão preventiva de três Black Blocs envolvidos em atos de vandalismo e indiciados por quadrilha armada e incitação à violência. Presos na quarta-feira, eles ficarão na cadeia até o julgamento. A polícia encontrou na casa deles armas que, segundo ela, seriam usadas hoje, como facas e artefatos pontiagudos feitos de ferro e pregos. (Págs. 1 e 4)
Brasil monitorado: Dilma pedirá na ONU ação contra espionagem
Na conversa dura que teve com o presidente americano Barack Obama, durante a reunião do G-20, em São Petersburgo, a presidente Dilma avisou que levará à ONU proposta de uma nova governança na internet para coibir espionagens de qualquer país. (Págs. 1e 10 e Merval Pereira)
Contra o protecionismo
Ao fim do G-20, Dilma condenou o uso da política monetária por países ricos para se protegerem. (Págs. 1 e 26)
Julgamento do mensalão: MP tem plano para a prisão dos réus
Se os embargos infringentes forem rejeitados pelo STF, a procuradora Helenita Acioli deverá pedir que os ministros declarem encerrado o processo, antes mesmo da publicação do acórdão. Neste caso, o STF deve decidir, em seguida, se expede os mandados de prisão. (Págs. 1 e 6)
Escândalo no PSOL: Deputada pode ter feito caixa 2
Documentos analisados pela Corregedoria da ALERJ indicam que a deputada Janira Rocha usou caixa 2 para a sua campanha e fez pagamento por boca de urna. (Págs. 1 e 15)
Pãozinho mais caro: Dólar puxa a inflação no mês
A alta da moeda americana fez a inflação de agosto fechar em 0,24%, bem acima dos 0,03% de julho. A pressão maior foi sobre alimentos e eletrodomésticos. (Págs. 1 e 25)
Síria no G-20: Obama sem apoio para ação militar
O presidente dos EUA, Barack Obama, conseguiu 11 adesões no G-20 a uma “resposta dura” à Síria, mas sem compromisso de ajuda militar. (Págs. 1 e 32 e 33)
Nhenhenhém: As exigências do ex-senador
Para não ter o mesmo destino de Nicolau dos Santos Neto, o ex-senador Luiz Estevão tenta um acordo com a Justiça. (Págs. 1 e Jorge Bastos Moreno, 3)
História: Uma guerra milenar
Conflitos na região da Síria remontam à antiguidade Disputas étnicas e religiosas no território perduram há milênios e estão na raiz do atual conflito. (Págs. 1 e 35)
————————————————————————————
O Estado de S. Paulo
Manchete: ‘O povo tem o direito de se indignar’, diz Dilma na TV
Em discurso pelo 07 de Setembro, presidente retoma os cinco pactos que propôs após manifestações populares. Na véspera do 07 de Setembro, quando são esperadas novas manifestações populares no País, a presidente Dilma Rousseff fez ontem pronunciamento em cadeia de rádio e TV no qual afirmou que a população tem o direito de se indignar e de cobrar mudanças. “Infelizmente ainda somos um país com serviços públicos de baixa qualidade”, reconheceu, citando tema que desencadeou os primeiros protestos populares de junho. Ela prometeu aprofundar os cinco pactos propostos à época -educação, saúde, reforma política, responsabilidade fiscal e mobilidade urbana. Ao comentar cada um dos pontos, foi dado destaque ao programa Mais Médicos, visto como a bandeira do PT nas eleições para o governo de SP. “O Mais Médicos está se tornando realidade, e tenho certeza de que, a cada dia, vocês vão sentir os benefícios e entender melhor o grande significado deste programa”, disse. (Págs. 1 e política A8)
Espionagem é alvo de cobrança
A presidente Dilma Rousseff disse ontem ter dado ultimato ao presidente dos EUA, Barack Obama, para que ele esclareça “tudo” sobre a suspeita de espionagem de mensagens e ligações telefônicas do Palácio do Planalto e de ministros brasileiros. (Págs. 1 e política A4)
Obama tentará obter apoio interno a ação militar na Síria
Diante de oposição crescente no Congresso a seu pedido de autorização para atacar a Síria, o presidente Barack Obama fará um pronunciamento na terça-feira na tentativa de convencer a opinião pública da necessidade de retaliar o regime de Assad pelo suposto uso de armas químicas. Segundo o Washington Post, 223 deputados estavam inclinados ontem a votar “não”, mais que os 217 votos necessários para aprovar a resolução. (Págs. 1 e internacional A16)
Abilio Diniz deixa o conselho do Pão de Açúcar
O empresário Abilio Diniz renunciou à presidência do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar e declarou encerradas as brigas com o sócio francês Casino, que assumiu o controle do grupo em junho. Diniz tem 8,88% do capital acionário. (Págs. 1 e economia B14)
Inflação volta a subir sob pressão do dólar
O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou inflação de 0,24% em agosto, indicando que a alta do dólar já contamina preços. A inflação acumulada no ano é de 3,43%. (Págs. 1 e economia B1)
Alckmin dará bônus a médicos de áreas distantes
Menos de dois meses após o governo federal lançar o Mais Médicos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou que pretende pagar uma gratificação para os médicos que atuarem em hospitais de bairros periféricos. (Págs. 1 e metrópole A2)
Fundação dá R$ 36 mi a ONGs sob suspeita (Págs. 1 e política A8)
Rolf Kuntz: Regras para a espionagem
Putin (ex-KGB) e os líderes de China e Índia devem ter achado a história de Dilma de propor uma “governança internacional” uma delícia. (Págs. 1 e espaço aberto A2)
Marcelo Rubens Paiva: Grandes mentiras
“Meu partido não faz alianças escusas.” “As alianças foram feitas em nome da governabilidade.” “Não me importo com as críticas.” (Págs. 1 e caderno 2 C12)
Notas & Informações: Um balanço do G-20
O documento final da cúpula do G-20 reafirmou compromissos dom o livre-comércio. (Págs. 1 e A3)
Entrevista: João Vicente Goulart :: EUA sabem sobre morte de Jango
Às vésperas do anúncio da data da exumação do corpo de João Goulart, o filho mais velho do ex-presidente, João Vicente, diz à Laura Greenhalgh que o Brasil deveria pedir “documentação confinada em arquivos americanos”. (Págs. 1 Política A12)
————————————————————————————
Correio Braziliense
Manchete: Se for às ruas, vá em paz
Pela primeira vez, desde as vaias na abertura da Copa das Confederações em junho, a presidente Dilma participará de um evento aberto com grande quantidade de público. Será hoje de manhã no desfile do Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. Protestos convocados pelas redes sociais levaram o governo a reduzir o tamanho da solenidade e a aumentar as medidas de segurança. Em Brasília, e em todo o país, policiais vão revistar quem estiver encobrindo o rosto. O PT decidiu organizar manifestação a favor do Planalto. Confira o que abre, o que fecha, as mudanças no trânsito e a programação completa do feriado. Tensão na véspera Manifestantes fecham a DF-001 em Brazlândia. Protestos convocados por pelo menos três movimentos sociais travaram ontem as quatro principais vias de acesso ao Plano Piloto. Caetano ataca de black bloc No Rio, compositor baiano usa máscara em apoio a movimento e faz apelo para que manifestações no país sejam pacíficas. Especialistas temem o despreparo das forças de segurança. Grávida passa mal na EPTG Polícia Militar usou bomba de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar manifestantes. Pelo menos três mulheres ficaram feridas, entre elas uma gestante. (Págs. 1 e 2,3,4,19 e 20 e Visão do correio, 12)
“Quero saber everything”
Em encontro reservado, Dilma cobra explicações de Obama sobre espionagem de que foi vítima e ameaça cancelar visita a Washington. “Quero saber tudo o que tem, tudinho. Em inglês, everything”, disse a presidente ao colega americano. (Págs. 1 e 15)
Síria: Ataque a Al-Assad divide G20
Dez países do grupo concordam com uma intervenção militar dos EUA contra o governo de Damasco. A Rússia elevou o tom das críticas aos planos norte-americanos. (Págs. 1 e 14)
————————————————————————————
Estado de Minas
Manchete: De um povo heroico o brado retumbante
Em junho, multidões saíram as ruas para gritar por melhores condições de vida. O brado promete ecoar de novo hoje, dia da pátria, em BH e no país. PM montou esquema de segurança para identificar mascarados. (Págs. 1 e 17 e editorial, na 8)
Deitado eternamente em berço esplêndido
Pacto assinado pelo governo federal, estados e municípios com cinco promessas em resposta às demandas populares fracassou em pontos como o plebiscito da reforma política e segue a passos lentos. (Págs. 1 e 7)
Verás que um filho teu não foge à luta
Ao contrário da fórmula propagada, processo de independência do país exigiu dos brasileiros sangue e sacrifício em movimentos difusos de protesto que se multiplicaram durante décadas. (Págs. 1 e pensar 3)
Conseguimos conquistar com braço forte?
Dilma afirma ter dado ultimato ao presidente Barack Obama para que espionagem norte-americana de mensagens e telefonemas do governo brasileiro seja esclarecida formalmente até quarta-feira. (Págs. 1 e 3)
Terra mais garrida
Principal alimento do PIB no segundo trimestre, o agronegócio ajudou a engordar as exportações. (Págs. 1 e 12)
————————————————————————————
Jornal do Commercio
Manchete: Tensão no Dia da Pátria
Sete de Setembro terá os tradicionais desfiles cívico-militares, mas também há ameaça de protestos pelo País. No Recife, grupo promete pedalar nu apesar da proibição. Em Brasília, Exército avisa que reagirá se for atacado. (Págs. 1 e 6 e cidades 1 e 2)
Mais suspeitas em adoções de Olinda
Juíza investigada em caso suspeito de adoção irregular acusa promotoras de dar parecer favorável em pelo menos duas situações que não seguiram trâmites normais. Para ela, denúncias são “questão pessoal”. (Págs. 1 e cidades 3)
Crise da Síria: Líderes do G20 não entram em acordo sobre intervenção militar no país. (Págs. 1 e 12)
Guia do Enem bem recebido pelos feras
Estudantes, e também professores, aprovaram manual de redação lançado quinta-feira pelo MEC.(Págs. 1 e cidades 5)
Dilma espera explicação dos EUA até quarta
Presidente brasileira disse ter dado ultimato a Obama para que seja esclarecido tudo sobre o caso de espionagem. (Págs. 1 e 8)
Alimentos foram vilões da inflação
IPCA voltou a acelerar em agosto, com alta de 0,24%. Preço das comidas subiu 0,33% no período. (Págs. 1 e cidades/economia 5)
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: Crise entre instituições afeta as investigações sobre o leite
Protagonistas da Operação Leite Compen$ado, Ministério Público e Ministério da Agricultura entram em conflito que ameaça acesso a dados,parceria na apuração de crimes e fiscalização rigorosa. (Págs. 1 e 4 e 5)
Espionagem: Dilma proporá “governança na internet”
Presidente aguarda de Obama explicações sobre ação dos EUA no Brasil. (Págs. 1 e 20)
Polo naval: P-74 começa a ser construída em dezembro
Plataforma será a primeira feita pelo estaleiro EBR em São José do Norte. (Págs. 1 e 15)
Brasil: O jovem e o patriotismo pós-protestos
O escoteiro, o cristão, o líder estudantil… ZH ouviu vozes variadas sobre o tema. (Págs. 1 e 24)
Anti-incêndio: Alvará, raro e preocupante na Capital
Pelo menos 46 prédios de grande cicrulação não têm o documento. (Págs. 1. 22 e 23)
Clipping Radiobrás
Edição: Equipe Fenatracoop