Escute a noticia. Clique no Player acima!
Emprego decepciona em setembro
Apenas 123 mil vagas com carteira assinada foram abertas, no pior resultado para o mês em 13 anos. O número representa uma queda de 41,35% em relação a setembro de 2013, quando tinham sido criados 211 mil postos de trabalho formais.
Risco de recessão arrasta bolsas no mundo
Dados decepcionantes sobre a economia americana, enfraquecimento da China e desconfiança de que a Europa possa mergulhar em um novo ciclo recessivo derrubaram os mercados do mundo. A aversão ao risco fez investidores venderem ações e correrem para títulos do Tesouro americano. A Bovespa caiu 3,24%.
Inflação afeta vendas do varejo
Comércio avançou 1,1% em agosto, mas não recuperou as perdas de junho e julho. Nos supermercados, a alta dos alimentos prejudicou as vendas, que caíram 0,1%.
Enfermeira com ebola esteve em avião nos EUA
Os EUA informaram nesta quarta (15) o segundo caso de ebola contraído no país: uma enfermeira que atendeu no Texas um liberiano morto pela doença. Menos de 24 horas antes de ser internada, ela foi de avião de Cleveland a Dallas. Os 132 passageiros do voo serão avaliados por autoridades sanitárias.
O Globo
Manchete : Disputa fica estável apesar de agressões
Ibope e Datafolha mostram empate técnico entre Aécio e Dilma
Após dez dias de troca de acusações e ofensas entre os candidatos à Presidência no segundo turno , tucano continua em vantagem numérica nos dois levantamentos, com 45% das intenções de voto, contra 43% da petista
Pesquisas do Ibope e do Datafolha divulgadas ontem mostram o mesmo cenário de estabilidade nas intenções de voto na disputa presidencial. Nos dois levantamentos, Aécio aparece com 45% dos votos (51% se considerados apenas os válidos), contra 43% de Dilma (49% dos válidos). Como a margem de erro é de dois pontos, há empate técnico. Os números mostram que o efeito do apoio de Marina Silva ao tucano, das novas denúncias de corrupção na Petrobras ou da troca de ataques entre eles não alterou as intenções de voto. Para especialistas, essa estabilidade indica que o pleito de 2014 será um dos mais acirrados e polarizados da História do país. (Pág. 3)
TCU vê irregularidades em mais uma obra da Petrobras
O Tribunal de Contas da União encontrou indícios de irregularidades em contratos sem licitação no valor de R$ 7,6 bilhões para a construção do Comperj, em Itaboraí. Os contratos foram firmados na gestão de Paulo Roberto Costa. (Pág. 13)
Dilma e Aécio voltam a duelar na TV
A presidente deve manter ofensiva contra o tucano, hoje, em debate no SBT. Já Aécio pretende tentar tirar o foco de seu governo em Minas e priorizar questões nacionais. (Pág. 8)
Crivella diz que aceitará indicação de políticos
Em sabatina no GLOBO, o candidato do PRB ao governo do estado, Marc elo Crivella, disse que aceitaria indicações de aliados políticos para cargos públicos, desde que sejam “de quadro técnico” e que possam ser demitidos por ele. No segundo turno, ele recebeu apoio de Anthony Garotinho (PR) e Lindbergh Farias (PT). Caso eleito, Crivella afirma que seu governo não patrocinará a Parada do Orgulho LGBT ou a Marcha para Jesus. Hoje, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) será o entrevistado. (Págs. 10 e 11)
Emprego decepciona em setembro
Apenas 123 mil vagas com carteira assinada foram abertas, no pior resultado para o mês em 13 anos. O número representa uma queda de 41,35% em relação a setembro de 2013, quando tinham sido criados 211 mil postos de trabalho formais. (Pág. 25)
Inflação afeta vendas do varejo
Comércio avançou 1,1% em agosto, mas não recuperou as perdas de junho e julho. Nos supermercados, a alta dos alimentos prejudicou as vendas, que caíram 0,1%. (Pág. 25)
PF prende 50 por pedofilia na internet
Ao menos 50 pessoas foram presas na maior operação contra pedofilia na internet no país. A Polícia Federal atuou em 18 estados, além do DF, ao longo de um ano. (Pág. 29)
Ilimar Franco
O PT pede água
Na reta final da eleição, os petistas estão de olho no abastecimento d’ água em São Paulo. A falta dela em bairros da capital é insumo para questionar a competência dos tucanos, diz um ministro. O sonho de consumo é um racionamento. Mas os analistas eleitorais são cautelosos. Dizem que o tema teria pouco impacto agora, pois o governador tucano Geraldo Alckmin já derrotou o bicho-papão. (Pág. 2)
Merval Pereira
Ao que tudo indica, decisão será nos detalhes. (Pág. 4)
Míriam Leitão
Os campos de corrupção na Petrobras. (Pág. 26)
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete : Saldo do emprego no RS é o primeiro positivo desde maio
Resultado de criação de vagas com carteira assinada em setembro representa inversão da tendência de queda dos últimos meses, embora ainda seja o menor desde 2005 para o mês. (Notícias | 23)
Um dia de Sartori
Na Redação de ZH e em outros veículos do Grupo RBS, o candidato do PMDB participou de entrevistas. Tarso (PT) fez a mesma maratona na segunda. (Notícias | 7 a 11)
Empate técnico na disputa à presidência
No Ibope e no Datafolha, Aécio (PSDB) aparece com 45%, e Dilma (PT), 43%. (Notícias | 14)
Sartori tem 52% e Tarso obtém 35%
Levantamento do Datafolha aponta que 7% dos gaúchos ainda estão indecisos. (Notícias | 13)
Falta troco
BC tem pouco dinheiro para fazer moedas (Sua Vida | 30)
————————————————————————————
Brasil Econômico
Manchete : Risco de recessão arrasta bolsas no mundo
Dados decepcionantes sobre a economia americana, enfraquecimento da China e desconfiança de que a Europa possa mergulhar em um novo ciclo recessivo derrubaram os mercados do mundo. A aversão ao risco fez investidores venderem ações e correrem para títulos do Tesouro americano. A Bovespa caiu 3,24%. (Págs. 20 e 21)
Pesquisas mantêm Aécio com 51% e Dilma com 49% (Págs. 3 a 5)
Seca pode levar à contenção de gasto de energia
O governo garante que o abastecimento está sob controle, mas especialistas alertam para o risco de “apaguinhos” e algum tipo de racionamento a partir de abril. (Págs. 6 e 7)
HRT, da crise às compras
Pouco mais de um ano após previsões de que a empresa quebraria, a petroleira se reinventou e já fala em aquisições de campos de produção de petróleo. Para sair da crise, a HRT abandonou a exploração para focar em projetos de retorno mais rápido. (Págs. 10 e 11)
Obama suspende viagem para tratar de Ebola
A descoberta de mais uma enfermeira contaminada nos EUA fez o presidente americano mudar sua agenda para participar de uma reunião para discutir o combate ao vírus. (Pág. 27)
Mosaico Político
Gilberto Nascimento
RIO E MINAS PARA COMPENSAR SP
A campanha da presidenta Dilma Rousseff (PT) tem investido no Rio, em Minas e no Nordeste para compensar a provável derrota da candidata em São Paulo. A avaliação é que os paulistas são hoje o fator que equilibra a disputa, por conta da vantagem que Aécio Neves tem na região. (Pág. 2)
Ponto Final
Carlos Thadeu de Freitas
O MENOR CRESCIMENTO DESDE 2003
O ano de 2014 está sendo marcado pela desaceleração do consumo das famílias brasileiras. Dados disponíveis para o mercado interno mostraram um resultado mais fraco em relação ao passado recente. (Pág. 8)
Cliente & Cia
Nadja Sampaio
SEM RETROCESSOS, POR FAVOR
Estamos na reta final das eleições e está na hora de nós, enquanto eleitores e consumidores, deixarmos claro para os novos governantes que não aceitamos retroceder. (Pág. 13)
O mercado como ele é…
Luiz Sérgio Guimarães
ARMADURA FENDIDA
Os mercados brasileiros estavam usando o escudo da esperança na vitória de Aécio Neves para amortecer o impacto da crise internacional. A blindagem sofreu ontem uma rachadura funda, aberta pela decepção com o desempenho do tucano no debate da Band e por rumores de que as pesquisas que seriam divulgadas no início da noite seriam desfavoráveis a ele. (Pág. 22)
Ponto Final
Octávio Costa
LAVAGEM DE ROUPA SUJA
Muita gente está arrependida de ter perdido uma noite de sono para acompanhar o debate dos presidenciáveis na Rede Bandeirantes, na terça-feira. Era véspera do Dia dos Mestres, mas o que se viu foi uma troca nada educativa de insultos e acusações. (Pág. 32)
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete : A 11 dias da eleição, Aécio e Dilma mantêm empate
Datafolha mostra tucano com 51 % dos votos válidos e petista com 49%; influência de Marina cai
A 11 dias do segundo turno da eleição presidencial, a disputa entre o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) continua muito acirrada, mostra pesquisa Datafolha. O tucano aparece com 51 % dos votos válidos, e a petista, com 49%, o que configura empate técnico. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O resultado do levantamento feito na terça (14) e na quarta (15) apresentou os mesmos percentuais da primeira pesquisa do segundo turno nos dias 8 e 9. Nem uma semana de propaganda na TV nem denúncias de corrupção na Petrobras nem o apoio de Marina Silva (PSB) a Aécio foram suficientes para provocar alguma alteração na disputa. A pesquisa mostra diminuição da influência de Marina. Antes, 13% dos eleitores respondiam que o apoio dela os faria “não votar” no candidato indicado. Agora, essa taxa subiu para 23%. O Ibope apontou o mesmo resultado entre Aécio e Dilma. (Eleições 2014 pág. 1)
Após impasse entre TV Globo e campanhas, entrevistas com Dilma e Aécio no ‘Jornal Nacional’ são canceladas. (Pág. 4)
Incerteza sobre avanço global derruba Bolsas pelo mundo
Uma onda de pessimismo com o ritmo de recuperação da economia mundial sacudiu os mercados internacionais. Indicadores fracos dos EUA e da China contribuíram para a queda das Bolsas pelo mundo: de 1,1 % nos EUA (Dow Jones), de 2,8% em Londres e de 3,6% em Paris. No Brasil, a expectativa sobre pesquisas eleitorais, associada ao cenário externo, fez o Ibovespa cair 3,2% e o dólar subir 2,4 %. (Mercado B1)
Candidatos do PMDB abrem vantagem no Rio e no RS
Candidato à reeleição ao governo do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB) tem, segundo o Datafolha, 12 pontos de vantagem sobre o senador Marcelo Crivella (PSB). Considerando os votos válidos, Pezão conta com 56% das intenções, contra 44% do oponente. No Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) lidera com 60% dos votos válidos, contra 40% de Tarso Genro (PT). (Eleições 2014 pág. 7)
Presidente errou no caso Petrobras, diz líder do PMDB
A presidente Dilma deveria ter demitido toda a diretoria da Petrobras quando surgiram as acusações de corrupção na estatal, afirma o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha. O partido é o principal aliado do PT. Indagado se ainda é tempo, disse: “Agora é inócuo”. (Eleições 2014 pág. 6)
Sabesp já usa o 2º ‘volume morto’ , afirma agência
A Agência Nacional de Águas cobra do governo Alckmin (PSDB) explicações sobre a retirada, pela Sabesp, de água da represa Atibainha, do sistema Cantareira. Segundo a ANA, há uso do segundo “volume morto” nessa represa, o que está proibido pela Justiça. A Sabesp afirma que, em todo o sistema, ainda há 23% da primeira cota. (Cotidiano C1)
Enfermeira com ebola esteve em avião nos EUA
Os EUA informaram nesta quarta (15) o segundo caso de ebola contraído no país: uma enfermeira que atendeu no Texas um liberiano morto pela doença. Menos de 24 horas antes de ser internada, ela foi de avião de Cleveland a Dallas. Os 132 passageiros do voo serão avaliados por autoridades sanitárias. (Mundo A8)
Ruy Goiaba
É fácil encontrar entre aecistas e dilmistas fiéis fervorosos que veem Asmodeu em pessoa no rival. Mas é difícil crer que manter o governo ou trocá-lo signifique levar o país ao milagre ou ao apocalipse. A democracia é bem menos dramática. (Eleições 2014 pág. 2)
Editoriais
Leia “Na mesma”, acerca de resultado de pesquisa Datafolha, e “A igreja e seu tempo”, a respeito de mudanças impulsionadas pelo papa Francisco.
Queda da taxa de desmatamento na Amazônia atingiu ‘piso’, diz estudo (C6)
EBC
Edição: Equipe Fenatracoop