Escute a noticia. Clique no Player acima!
Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde Pública realiza levantamentos periódicos sobre a infestação do mosquito transmissor da Dengue na cidade. Tanto a área urbana, como a zona rural são constantemente verificadas para que haja controle na presença de focos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.
No período de 24 a 27 de julho foi colhido em Cambé o Levantamento de índice Amostral (LIA) na zona rural e no período de 30 de junho a quatro de julho, foi a vez do Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA”a) ser pesquisado, dessa vez na zona urbana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, a Vigilância Ambiental de Cambé além de realizar intensos mutirões de limpeza, forças tarefas envolvendo todas Secretarias Municipais, a Defesa Civil,Corpo de Bombeiros, APMI e a aplicação de fumacê em 100% da cidade, promove também capacitações e palestras de conscientização tanto em escolas, como em instituições e empresas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde Pública, quando os locais averiguados apresentam focos, essas capacitações são refeitas e caso o estabelecimento volte a apresentar situação de risco para Dengue o local é notificado.
A Vigilância Ambiental de Cambé já organiza nova programação de capacitações em Escolas e Empresas. De acordo com a Vigilância, essas ações elaboradas pelo setor são eficazes já que o último LIRA’a colhido apresentou valor baixo 0,3%.
Até a publicação desta matéria, 1.809 casos de Dengue foram notificados e 667 casos confirmados em Cambé. Mutirões da dengue estão sendo programados para os meses de agosto e setembro, mas Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a atenção permanente que a Dengue necessita. Segundo o Chefe da Vigilância Ambiental de Cambé, Maurício Gomes Rocha Neto, apesar do índice estar baixo a população deve ficar sempre atenta “ É preciso continuar recolhendo lixo de nosso quintal ,resíduos sólidos que podem servir de criadouro para as larvas do mosquito.Se continuarmos cuidando de nosso meio essa doença será vencida.”