Escute a noticia. Clique no Player acima!
Prefeitos de todo o País estão na Capital Federalpara participar da tradicional Marcha a Brasília, evento que está na sua 14ªedição e que anualmente reúne os gestores municipais para apresentar suasreivindicações ao governo federal. Até quinta-feira, serão discutidos assuntoscomo reformas tributária e da Previdência e reformulação do pacto federativo,além da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destina mais recursospara a saúde.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT) diz que essa marcharepresenta a mobilização e a força dos prefeitos. “Mostra a vitalidade e a organizaçãodos nossos prefeitos e a força que está se organizando no país para resgataruma dívida histórica que temos em relação à União, que é a concentração derecursos. Essa marcha é absolutamente democrática e isso foi inaugurado pelopresidente Lula porque até então, nenhum presidente da República recebeu osprefeitos aqui. Não havia interlocução e discussão. É certo que temos queavançar muito, mas já avançamos. O presidente Lula aumentou o repasse do Fundode Participação dos Municípios, fez programas de repasses voluntários e estabeleceudiálogo com os municípios”, disse.
Para Gleisi, a presidente Dilma Rousseff dará umaresposta positiva às principais reivindicações dos administradores municipais. “Estamosvivendo um ano atípico em relação às questões financeiras com oscilaçãopositiva da inflação e uma tomada de medidas por parte do governo na políticafiscal. Mas tenho certeza que as notícias dadas pela presidenta Dilma noencontro farão grande diferença, com um cronograma de pagamento dos empenhosatrasados, a facilitação para liberação de obras junto à Caixa Econômica Federalaté o valor de R$ 250 mil, o compromisso para que as obras iniciadas e osempenhos processados sejam viabilizados e pagos. Também o lançamento do PACFunasa que abrirá inscrições a partir de julho.”
O prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino, é um dosintegrantes da comitiva paranaense que está em Brasília. Para ele, éfundamental fortalecer a parceria com o Governo Federal, pois quem ganha é apopulação em forma de obras e melhorias. Ele também destacou o apoio que osmunicípios têm recebido da senadora Gleisi. “Precisamos dessa parceria com oGoverno Federal para que os benefícioscheguem até o cidadão através de obras e serviços. E tendo uma parceira como a senadoraGleisi Hoffmann, que é do partido da presidenta Dilma Rousseff, consequentementeteremos muito mais a ganhar. A Gleisi é uma batalhadora, uma municipalista,conduziu a campanha desta forma e tenho certeza que no desenvolver do seumandato ela vai trazer os benefícios para o Paraná e os municípios. Nossoscolegas prefeitos e prefeitas podem esperar muito porque ela vai efetivar aquilo que se comprometeu em campanha”,afirmou.
JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO (fotos)
Na noite de terça-feira (10), a senadora Gleisi Hoffmann(PT) esteve reunida com os prefeitos paranaenses que estão na capital federal emum jantar de confraternização. O evento contou com a presença de deputados da bancadafederal do estado e do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP),Moacir Fadel.
Gleisi destacou a importância de unir forças em proldo desenvolvimento do Paraná e agradeceu a presença de todas as lideranças noevento. “É importante saber que estamos caminhando juntos para avançarmos cadavez mais. Quero dizer a todos que estamos fazendo muito esforço e batalhandomuito para atender os municípios. Este início de ano não foi fácil, mas apresidenta Dilma já anunciou a liberação de recursos e vários municípios doParaná foram contemplados, através de uma ação conjunta da bancada. Quero mecolocar à disposição, junto com nossos deputados, para fazer um trabalhoconjunto. Afinal, passada a eleição, somos todos representantes do Paraná, ostrês senadores, os deputados federais e os deputados estaduais. Temos que nosunir para fazer as coisas acontecerem”, destacou.