Escute a noticia. Clique no Player acima!
O desfile cívico em comemoração aos 65 anos de emancipação política de Cambé reuniu milhares de pessoas na manhã de domingo na Avenida Inglaterra. As festividades foram iniciadas com a Alvorada Festiva na Praça Getúlio Vargas, às 8 horas. Tiro de Guerra de Londrina, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, escolas municipais, estaduais e particulares, entidades assistenciais, comércio, indústrias e grupos municipais desfilaram pela avenida a partir das 8h30.
As comemorações foram transferidas para o dia 21 devido às eleições municipais, no dia 7 de outubro. Cambé comemora aniversário de emancipação no dia 11. A Lei Número Dois, que emancipou o então distrito a município, foi assinada no dia 10 de outubro pelo governador Moysés Lupion. A instalação ocorreu no dia seguinte, 11 de outubro. Na ocasião foi nomeado prefeito provisório o senhor Eustáchio Sellman e convocada eleição municipal para o dia 16 de novembro de 1947. Venceu a primeira eleição municipal de Cambé o professor Jacídio Correia, que disputou o cargo com o médico José dos Santos Rocha.
Durante o desfile dos 65 anos, escolares valorizaram na Avenida Inglaterra a educação, a literatura, o meio ambiente e a cidadania através de faixas, cartazes e alegorias. As apresentações duraram cerca de três horas.
Fim de semana festivo
Além do desfile de aniversário, a população cambeense teve um fim de semana de agenda cheia. Um dos grandes eventos foi a Festa dos Esportistas, por dois dias, com o encerramento realizado na Associação dos Funcionários Municipais de Cambé.
No sábado dois acontecimentos comunitários chamaram a atenção da população. Pela manhã o grupo de capoeira do instrutor Negru e supervisão de mestre Fran promoveu roda na Praça da Igreja Matriz Santo Antonio. À tarde, no Centro Comunitário do Jardim Josiane, foi realizado o 1º Festival Cultural do Projeto Ekilibrio Urbano, coordenado pelo professor Fabiano Teixeira e esposa.
Curso de inglês, workshop com professores do grupo e batizado e troca de cordas dos alunos de capoeira foram realizado no local.
Paralelamente, no Jardim Campos Verdes, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, inaugurou o Centro Social Dom Bosco, construído através da Pastoral da Partilha com recursos da Pastoral do Dízimo em terreno de três mil metros quadrados cedidos pela Prefeitura de Cambé.
Segundo pároco Romão Antônio Martini Martins, o Centro Social Dom Bosco, construído ao lado da casa das irmãs salesianas que moram no Campos Verdes, atenderá a população inclusive com atendimentos de saúde com profissionais voluntários.